“P5”: fonte de informação com a imprensa

Seção de Comunicação Social do Baep é responsável por atender às demandas e encaminhar as ocorrências aos veículos midiáticos

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 11/04/2020
Horário 08:25
Cedida: Contato com a imprensa é feito pelas redes sociais, e-mail ou telefone
Cedida: Contato com a imprensa é feito pelas redes sociais, e-mail ou telefone

Enquanto parte dos policiais trabalha nas ruas no combate à criminalidade, outra atua dentro do Quartel em diferentes seções – dentre elas a de Comunicação Social, conhecida como P5. É desse setor que saem as informações das ocorrências policiais encaminhadas para os veículos de comunicação cadastrados na lista de contatos da equipe.

“Por entender que o imediatismo na divulgação de ocorrências é fundamental para a credibilidade da informação, propõe que os relatos sejam transmitidos imediatamente após o término de cada ocorrência”. É o que afirma a soldado PM Tamyris de Abreu Petraca, responsável pelo setor no 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia). O contato com a imprensa é feito por meio de redes sociais, e-mail ou diretamente por telefone. Nesse processo, são divulgados fatos que resultam em prisões ou apreensões, bem como a organização e divulgação das ações e eventos de cunho social ou valorização ao policial militar nas mídias digitais.

Para atuar no setor, o militar participa de um curso em São Paulo, com duração de 10 dias. “O conteúdo é diversificado e abrange desde o contato com a mídia, o que postar, o relacionamento com os integrantes da imprensa e noções de fotografia”, explica Tamyris. Diante deste conhecimento e como forma de estreitar a relação com a imprensa, busca responder as demandas com brevidade, embasamento estatístico, dicas de segurança e imagens das ocorrências no local dos fatos.


 

 

Publicidade

Veja também