“Pantanal em Chamas”: salve-o

Projeto destinará insumos para tratamento de animais vítimas dos incêndios no Pantanal e equipamentos para brigadistas 

REGIÃO - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 03/10/2020
Horário 06:58
Cedida - Cartaz da campanha do EcoUno, produzido pelos discentes da Unoeste  Cedida - Cartaz da campanha do EcoUno, produzido pelos discentes da Unoeste  Imagem: Cedida - Cartaz da campanha do EcoUno, produzido pelos discentes da Unoeste 

Dizem que são os inconformados que mudam o mundo. Os participantes do projeto EcoUno, da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), que participam da ação “Pantanal em Chamas”, demonstram isso com clareza. São 58 discentes dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária (apoio) que estão inconformados com o fogo que se espalha em um dos principais biomas brasileiros. 
“O aumento [do número de queimadas detectadas no Pantanal] é de quase 200%, levando em conta que em 2019 já teve aumento de mais de 320% em relação a 2018. Em 2020, o número de focos já ultrapassou qualquer outro ano que tínhamos registrado na série histórica, desde 1998”, afirmou à Agência Câmara de Notícias, o coordenador-substituto do Programa de Queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Alberto Setzer.
Visto o cenário de desastre natural, a ação “Pantanal em Chamas”, coordenada pelo professor William Hiroshi Suekane Takata, está arrecadando doações para o Instituto SOS Pantanal. “São aceitos materiais para tratamento de queimaduras [dos animais], como ataduras, gaze, soro fisiológico, álcool 70%, e pomadas cicatrizantes. Além disso, aceitamos alimentos para destinar aos animais, como frutas e verduras. Também estamos levando EPIs [equipamentos de proteção individual] aos brigadistas”, fala o professor.

ENQUANTO OS PROBLEMAS ESTIVEREM OCORRENDO, ESTAREMOS ATUANDO DE ALGUMA FORMA PARA AJUDAR A MINIMIZAR OS IMPACTOS GERADOS PELOS INCÊNDIOS
William Hiroshi Suekane Takata

Há poucos dias das doações saírem em um caminhão custeado pela Unoeste (na segunda-feira), a caminho de Corumbá (MS), as doações dos materiais já citados ainda podem ser feitas. Para isso, o interessado em colaborar pode entrar em contato com os representantes do projeto a partir dos canais de comunicações em redes sociais, da Unoeste (@unoeste) e do curso de Ciências Biológicas (Instagram: @biologia_unoeste; e Facebook: Ciências biológicas - Unoeste). Os responsáveis pela ação, durante este fim de semana buscam na casa dos doadores as doações. 
Até agora, o projeto conseguiu arrecadar, conforme Takata, 10 caixas de materiais medicamentosos. “Os alimentos ainda não foram recebidos, pois, pedimos que sejam doados próximo da data de envio dos materiais”, completa.

Minimizar impactos

“Enquanto os problemas estiverem ocorrendo, estaremos atuando de alguma forma para ajudar a minimizar os impactos gerados pelos incêndios”, comenta William. Sobre os impactos, aquele que a ação mais se debruça é o que ocorre sobre a fauna. Não é raro, nos últimos dias, as pessoas se depararem, nos meios de comunicação, com tristes imagens de animais carbonizados, ou então com queimaduras graves pelo corpo – para estes são destinados os insumos medicamentosos. 
“O Pantanal é um bioma único, onde há uma rica biodiversidade e espécies endêmicas dessa região. A ideia surgiu dos alunos e dos professores, pois trabalhamos, além dos aspectos técnicos, aspectos humanos e sociais”, ressalta. 

SERVIÇO
Doações são aceitas até o final deste domingo. Doações partem na segunda-feira pela manhã. Para doar, entre em contato com as redes sociais da Unoeste (@unoeste) e do curso de Ciências Biológicas (Instagram: @biologia_unoeste; e Facebook: Ciências biológicas - Unoeste). Os alunos buscam as doações na casa do doador. Há pontos de coletas nas seguintes cidades: Presidente Prudente, Álvares Machado, Anhumas, Bastos (SP), Dracena, Estrela do Norte, Sandovalina, Indiana, Pirapozinho, Presidente Venceslau, Rosana (distrito de Primavera), Quatá (SP) e Bataguassu (MS). 

Veja abaixoo que é possível doar:

campanha arrecada doações para ajudar pantanal em chamas

campanha em presidente prudente arrecada doações para ajudar o pantanal em chamas

Foto: Cedida

campanha arrecada doações para ajudar o pantanal em chamas
Materiais arrecadados serão levados até a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul 

Veja também