“Pontal Beat”: Mocambo Groove lança clipe da música “Rei Coco”

Exaltando trabalhadores autônomos, vídeo “costura os vários Brasis que existem”; foi gravado em PP e conta com a participação de personagens da vida real

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 03/11/2021
Horário 08:30
Foto: Cedida
Itamar Matos, o conhecido garçom do sinal, e Vanda Ferreira, participaram de “Rei Coco”
Itamar Matos, o conhecido garçom do sinal, e Vanda Ferreira, participaram de “Rei Coco”

Os passos ritmados de Itamar Matos, conhecido garçom do sinal, vão em sincronia perfeita com as batidas da música que costura vários Brasis. Entre os automóveis que passam apressados pelo cruzamento das avenidas Joaquim Constantino e Coronel José Soares Marcondes, eles dançam no contrafluxo, introduzindo o videoclipe de “Rei Coco”, lançado na última sexta-feira pela banda Mocambo Groove
Quase dá para sentir o cheiro de pão saindo do forno. Não um pão qualquer, um que se come primeiro com os olhos, que alimenta com afeto. A padeira, Fernanda de Almeida, deixou o emprego que tinha antes para investir na panificação artesanal, ao lado do companheiro Gerbes Aguiar. O que Itamar e Fernanda têm em comum? Ambos acreditaram em seus sonhos e “pilotaram” suas cabeças, escolhendo fazer da vida aquilo que mais amavam. 
Por ilustrarem na vida real essa que é a mensagem que a música e a banda buscam passar, eles e diversos outros profissionais autônomos, trabalhadores e trabalhadoras que se dedicam a seus sonhos e transformam trabalho em arte, se tornaram personagens do videoclipe que foi gravado em Presidente Prudente. “Rei Coco” está no Spotify e nas principais plataformas de streaming, o clipe pode ser conferido no canal da banda no YouTube.
“Já dizia Glauber Rocha: ‘Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça’. E assim foi com todos os nossos videoclipes, com esse não seria diferente”, conta Rafael Costa, compositor de “Rei Coco”, vocalista do Mocambo Groove e também músico de rua, atividade que aparece exercendo nas cenas do filme. “Quando abordamos o Itamar antes da gravação para dizer que gostaríamos de captar imagens do seu trabalho, ele logo nos interrompeu e disse: ‘Trabalho vem do latim e significa tortura, eu não trabalho aqui, exerço atividade prazerosa remunerada’”. 
Hoje ele faz sua intervenção ao lado de sua companheira Vanda Ferreira, que venceu a depressão através da dança. Isso nutre a vida e enche os olhos de afeto. “Viver é, sem sombra de dúvidas, uma intervenção artística neste mundo, porém algumas pessoas dedicam-se a se expressar e mergulham sem medo nesse sonho. E nem que seja por um espaço muito curto de tempo, transformam a vida dos transeuntes que se encontram por ali, no palco mais democrático possível, a rua”, afirma Rafael.
A produção acompanhou também uma manifestação dos entregadores de aplicativos de delivery, organizada pela Associação de Motoboys de Presidente Prudente e Região, que reivindicava melhores condições de trabalho para a categoria que arrisca a vida para matar a nossa e a própria fome. 

Muitas outras participações

Entre as muitas participações especiais, estão ainda os skatistas Tonny França e Luís Felipe Santos, representando o esporte que antes de ganhar admiradores nas Olimpíadas, foi marginalizado e até proibido. A artesã e dançarina, Tatiane Gomes, também trouxe sua arte ao videoclipe de “Rei Coco”, ela produz joias artesanais e ainda apresentou sua performance de break dance durante as gravações, na feira-livre do Jardim Novo Bongiovani. A grafiteira, tatuadora e “artivista” do pixo, Isadora Kron, emprestou seu traço para registrar nos muros da cidade a frase que termina ecoando na mente de quem assiste ao clipe: “Acreditem em seus sonhos e pilotem suas cabeças”.
Na definição de Rafael, o videoclipe de “Rei Coco” é a forma da banda “costurar os vários Brasis que existem nesse continente que são as terras tupiniquins”. A produção é de Lucas Abdalla (Estúdio Iala), que também assina o roteiro junto com Rafael Costa.

"Rei Coco", a 5ª faixa lançada

Quanto à música, o compositor diz que “os temas se diluem em uma transição entre ritmos afro-brasileiros e afrolatinos”. Com gravação, mixagem e masterização do estúdio Iala Audiovisual, “Rei Coco” conta com Rafael na voz, guitarra e contrabaixo; Guilherme Sala na bateria; Rodolfo Charelli nos sintetizadores; percussão de Eder o Rocha; e trompete, trombone e sax de Laurindo dos Santos (Jack). A produção musical é de Rafael Costa.
“Rei Coco” integra o álbum "Ziriguibaquefreveletrickdrum", o primeiro da banda, que reúne um trabalho de mais de dez anos e começou a ser lançado em janeiro de 2021, uma faixa por vez. Esta é a quinta música lançada, todas acompanhadas de videoclipes que estão disponíveis no YouTube.

SERVIÇO
CONTATO

(18) 98199-0117 (WhatsApp) - Rafael Costa (vocalista e compositor)
E-mail: mocambogroove@gmail.com
Canal do YouTube: Mocambo Groove (www.youtube.com/mocambogroove)
Instagram:@mocambogroove
Facebook: Mocambo Groove 

Cedida

Rafael Costa, que é também músico de rua, apresentando-se no calçadão, em cena do videoclipe

Veja também