É possível fazer uma redação nota 1000 no Enem

Professor de língua portuguesa explica ao que o aluno deve se atentar no momento de escrevê-la; aproveitar últimos dias para relembrar as competências é importantíssimo

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 14/01/2021
Horário 06:12
Foto: Freepik
Inserir conjunções entre os parágrafos contam pontos na redação do Enem
Inserir conjunções entre os parágrafos contam pontos na redação do Enem

Vai prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)? Então não deixe de ler esse texto até o final, porque Eliseu Marcelino da Silva, 48 anos, professor de língua portuguesa da Escola Estadual Fernando Costa, mais conhecida como IE, explica como é possível fazer uma “redação nota 1000”, temida por muitos!
Esclarecedor, ele já começa orientando que nestes últimos dias, os alunos que estão se considerando despreparados para a prova busquem conhecer os critérios, os aspectos a serem desenvolvidos, e que serão exigidos pelo Enem. “Releia as competências exigidas, que são em primeiro momento a questão da sintaxe, da construção sintática, da ortografia. Depois, que tipo textual é. Se tem um repertório diversificado buscando um pensamento fora dos textos de apoio. Em terceiro, o desenvolvimento de texto. Tem um projeto de texto? Atente-se à questão da coesão, das conjunções. Esse é um detalhe muito importante, por exemplo, que os alunos não fazem: colocar conjunções entre os parágrafos. Isso custa 80 pontos no Enem”, destaca o professor, complementando que, às vezes, a pessoa faz aquele texto muito bem construído, mas não caracteriza ali. “E é necessário. É um critério exigido que vale 80 pontos! Então, nesses últimos dias, busque conhecer esses critérios para que possa pontuar”, aconselha o professor competente no assunto. 
Sobre o tema da redação, Eliseu comenta que é sempre algo inesperado, que envolva o social, porém, não precisa necessariamente ser de um aspecto concreto do que realmente a sociedade esteja vivenciando, como a pandemia do novo coronavírus.

É preciso ir para o jogo sabendo as regras dele; não precisa jogar bonito, mas sim pontuar 
Eliseu Marcelino da Silva

Critérios exigidos

Quanto a produzir uma redação perfeita, o professor deixa claro que isso não precisa, pois, segundo ele, o Enem tem uma característica, onde o aluno pode ter uma redação espetacular, poética, linda, muito bem desenvolvida, contudo, de nada adiantará se ele não atender a união dos critérios que mencionou. 
Ele conta que explica aos seus alunos que é preciso ir para o jogo sabendo as regras dele. Que não necessita jogar bonito, mas sim pontuar. Então, cada aspecto exigido que o estudante colocar em sua redação, como das conjunções, por exemplo, vale pontos. 
“Vai fazer a proposição final, que é uma competência, tem que colocar os cinco elementos: agente, ação, meio como vai realizar, finalidade, um comentário final, são 200 pontos. Simples assim. Não precisa ser uma proposta viável”, esclarece o professor, deixando claro que existe uma redação nota mil, mas não perfeita. “Não estamos falando de literatura. Uma redação nota mil às vezes não é espetacular, mas cumpre todos os requisitos. É aí que está muitas vezes o erro mais comum: o aluno faz um texto espetacular, no entanto, deixa de atender o que pede o Enem”, pontua o professor de língua portuguesa do IE.

SAIBA MAIS

Últimos dias de preparação para o Enem 2020

Publicidade

Veja também