Um grupo liderado pelo chacareiro Amílton Oliveira colheu uma mandioca gigante, de pouco mais de 4 metros de comprimento, no final de semana, na Chácara Santa Maria, em Dracena.
De acordo com o jornalista Cláudio José, do blog Bastidores da Notícia, esta é a segunda vez que Amílton colhe uma mandioca que mais parece o tronco de uma árvore. Segundo o chacareiro, a terra na Chácara Santa Maria é bem macia, e este pode ser um dos motivospara o desenvolvimento da mandioca gigante.
Para o professor de Agronomia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) de Presidente Prudente, Edgard Henrique Costa Silva, uma série de fatores pode estar relacionada ao tamanho extravagante da raiz, desde o tipo de solo a questões relacionadas ao espaçamento do local onde a raiz foi cultivada.
“Vários fatores podem interagir para gerar uma raiz desse tamanho. Um deles é o tempo que esta planta ficou no solo”, inicia o agrônomo. “Um outro fator é o tipo de solo que nós temos na região. Provavelmente, o local que estava é um solo arenoso, que não oferece resistência para o crescimento da raiz”, lista Edgard.
“Pode ser também que seja um solo bastante fértil que tinha condições adequadas para o crescimento da planta, com grande quantidade de nutrientes. Outro fator provável é a questão do espaçamento: se não tinha outras plantas de mandioca ou mesmo de outras espécies próximas a esse pé de mandioca não havia competição por espaço e nutrientes, por exemplo”, especula o agrônomo.
Segundo Edgard, um outro motivo que pode influenciar para o tamanho vigoroso da mandioca está associado à genética da planta. “Existem variedades de mandioca que têm o crescimento de raiz mais vigoroso do que outras”, finaliza o especialista.