É preciso atenção e cuidado!

EDITORIAL -

Data 14/04/2023
Horário 04:15

Todos sabem da onda de medo que acometeu as famílias nos últimos dias, com a divulgação de possíveis ataques em escolas. Com tudo isso, mesmo sabendo que boa parte ou até tudo o que espalham é fake news, autoridades e escolas tomaram providências, para acalmar os responsáveis e as crianças, que muitas vezes, sabem o que está acontecendo.
Além, claro, de cobrar segurança e mais atenção em determinados pontos, na intenção de prevenir ao máximo esses possíveis ataques, é preciso cuidar do emocional dos pequenos, que podem ter consequências preocupantes com todo este cenário. Diante disso, o governo de São Paulo anunciou um pacote com políticas públicas para ampliar a segurança da comunidade escolar em todo o Estado. As novidades foram apresentadas pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), junto aos secretários de Estado da Educação, Renato Feder, e de Segurança Pública, Guilherme Derrite. 
Como publicado, no âmbito da Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo), serão R$ 240 milhões para contratação de 550 psicólogos e 1 mil seguranças privados para atuar nas escolas estaduais, além da ampliação do número de professores com horas exclusivas para lidar com questões de convivência e atualização da Placon (Plataforma Conviva), local para registro de ocorrências escolares na rede estadual de ensino.
É essencial o acompanhamento de psicólogos para observar algum tipo de comportamento suspeito de alunos bem como orientar e acalmar crianças e adolescentes diante deste cenário. É um profissional que consegue, através de ações, atividades e avaliações, muitas vezes, chegar a uma conclusão/diagnóstico, comunicar a escola e juntos buscarem ajuda e solução com as famílias. Infelizmente, não tem como fingir que nada está acontecendo. Estamos diante de um caos e todos, unidos, precisamos tomar atitudes. Pais, olhem e observem as ações de seus filhos, revistem mochilas e verifiquem o que fazem na internet. Vamos, juntos, retomar a paz nas escolas e em todos os lugares deste país.
 

Publicidade

Veja também