É preciso manter-se ativo. Que tal usar o celular?

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 03/04/2024
Horário 05:00

As relações pessoais e interpessoais na terceira idade são fundamentais para manter o idoso com boa qualidade de vida em suas atividades diárias.
Com a idade, cada vez mais avançada, os idosos podem sentir a perda de entes queridos dificultando a referência que sempre tiveram com familiares, pais, irmãos, filhos e amigos, podendo contribuir para diminuição da resistência imunológica, surgindo quadros de infecções, dores, e piorando as doenças já coexistentes como pressão alta, diabetes, artrite, gastrite, e podendo alterar a saúde mental, propiciando quadros de solidão e ate depressão, com isolamento do meio em que vive.
Precisamos, então, nos manter ativos, e sentir que ainda estamos vivos, ser produtivos e participar das atividades sociais.
É claro que sair do conforto dos nossos lares, do sofá e da caminha gostosa, não é nada fácil para quem já trabalhou muito e deseja descansar, mas é preciso!
Então, o que devemos fazer mais nos mantermos ativos? Que tal usamos o aparelho celular, que a maioria dos idosos hoje tem, e nos apresenta tantas possibilidades?
Vejamos:
1- No celular temos câmera fotográfica
Para quem gostava de tirar fotografias em épocas passadas, agora tem a facilidade de obter imagens lindas instantâneas e prontas, sem precisar revelar ou perder imagens de quando não saiam bem.
Podem fazer fotografias dos filhos, dos netos, dos amigos, de plantas, de árvores, de prédios, de carros, não tem fim.
2- No celular temos cinema
Isso mesmo! É possível assistir filmes, séries, documentários, produtos de humor, futebol, tudo pelo celular. Para isso, é necessário que idosos tenham orientação de como entrar nos aplicativos.
3- No celular temos música
Também temos música? Sim De toda qualidade, de toda época, de vários gêneros musicais, com artistas antigos e novos, o que nos faz recordar boas épocas.
4- No celular temos notícias
Sim! Notícias antigas e atualizadas quase de hora em hora.
5- No celular temos relacionamento com pessoas
Isso mesmo! Para quem não conseguiu manter as amizades dos amigos de escola, de trabalho, de universidade, é possível obter o contato telefone e reativar os bons tempos. Pode ser enviando mensagem ou mesmo falando.
6- No celular temos cursos
Curso de culinária, curso de corte e costura, curso de idiomas, curso que ensina tocar um instrumento, curso de jardinagem, curso de como montar uma empresa, curso de como aplicar o seu dinheiro…
Então, se para mantermos ativos, utilizamos apenas um pequeno aparelho, o celular, imagine se pudermos colocar nossa criatividade e acrescentar: a televisão, o rádio, o jornal, o curso de dança, as aulas de natação…
Ah! É proibido ficar parado! "Bora" viver!
 

Publicidade

Veja também