É preciso união e responsabilidade na luta contra a Covid-19

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 08/06/2021
Horário 03:35

Lockdown: refere-se ao bloqueio total de uma região, imposto pelo Estado ou pela Justiça. É a medida mais rígida adotada durante situações extremas, como uma pandemia. O cidadão é restrito de circular áreas públicas sem motivos emergenciais, cruzar fronteiras e muitas vezes pode haver toque de recolher. Muito se ouviu falar sobre este termo nos últimos tempos e em nossa região, ele voltou à tona ontem.
Isso porque o MPE (Ministério Público Estadual) recomentou, nesta segunda-feira, que seja decretado lockdown no município de Presidente Prudente por pelo menos 15 dias, atingindo não só atividades não essenciais, mas também as atividades essenciais, ainda que com menor grau de restrição. O documento, assinado pelo promotor de Justiça, Marcelo Creste, e encaminhado ao prefeito Ed Thomas (PSB), alega que a razão dessa recomendação é a atual situação da região no que diz respeito à pandemia, em especial do município de Prudente. Caso a decisão seja acatada, o documento também recomenda algumas medidas necessárias, como articular com os demais prefeitos da região para que a medida seja regional. Em nota, a Prefeitura de Presidente Prudente informou que irá analisar o teor da recomendação do MPE em conjunto com os membros do grupo executivo de trabalho e enfrentamento à Covid-19.
A situação na região é, de fato, muito preocupante. Os números mostram este cenário. A falta de leitos, o alto número de pessoas contaminadas. São dias difíceis e que vão precisar de um esforço ainda maior de algumas partes.
Mas, vale lembrar que nada, nenhuma ação é válida, se a população não ajudar. É preciso conscientização. Há relatos de infectados circulando normalmente pela cidade, tanto em Prudente como na região. De pessoas que, por algum medo, continuam trabalhando. Há outros que se aglomeram, em festas, disseminando o vírus de maneira absurda. Estamos enfrentando uma guerra. Até que a vacina não chegue no braço de todos, é preciso unir todas as forças e responsabilidades para seguir em frente, rumo à normalidade, de um mundo sem o coronavírus. 

Publicidade

Veja também