Presença real

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 04/06/2023
Horário 04:30

A festa eucarística de Corpus Christi dá continuidade ao mistério inaugurado na Quinta-Feira Santa, quando Jesus reunido com seus apóstolos para a última ceia instituiu a Eucaristia, sacramento de sua presença e do amor. De aí, os discípulos de Jesus celebrarão em memória d’Ele: o pão é o seu corpo, o vinho, o seu sangue. Celebramos a Eucaristia/Missa em memória do Senhor enquanto aguardamos que Ele volte. Sobejam testemunhos da graça concedida pelo Senhor aos fiéis que se alimentam deste “Pão vivo descido do céu”.
A solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo foi estendida a toda a Igreja latina pelo papa Urbano IV em 1264, “por um lado, como resposta de fé e de culto a hereges sobre o mistério da presença real de Cristo na eucaristia; por outro, como coroação de um movimento de ardente devoção para com o augusto Sacramento do altar”.
Conforme indica o Diretório sobre Piedade Popular e Liturgia: “a devoção eucarística, assim enraizada no povo cristão, deve, contudo, ser educada a perceber duas realidades fundamentais: • que o supremo ponto de referência da piedade eucarística é a Páscoa do Senhor; de fato, a Páscoa, segundo a visão dos santos padres, é a festa da Eucaristia e, por outro lado, a Eucaristia é antes de tudo celebração da Páscoa, isto é, da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus; • que toda forma de devoção cristã tem uma intrínseca referência ao Sacrifício eucarístico, seja porque dispõe à celebração, seja porque prolonga as orientações cultuais e existenciais por ela suscitadas” (n. 161). O Ritual Romano adverte: “Os fiéis, ao cultuarem o Cristo presente no Sacramento, lembrem-se de que esta presença decorre do Sacrifício e tende à Comunhão sacramental e espiritual”. Missa, adoração, procissão e bênção.
A procissão do Corpo e do Sangue de Cristo é a ‘forma tipo’ das procissões eucarísticas, pois prolonga a celebração da Eucaristia; o povo cristão dá testemunho público de fé e de veneração para com o Santíssimo Sacramento. Os fiéis compreendem e amam os valores presentes na procissão de Corpus Christi: eles se sentem povo de Deus que caminha com o seu Senhor, proclamando a fé nele, que se tornou verdadeiramente o “Deus conosco”. Na quinta-feira, 8 de junho, depois da Santa Missa em frente à Catedral São Sebastião (8h) vamos às ruas enfeitadas com amor pelos catequistas professar a fé cristã na presença real de Jesus na hóstia consagrada: “É o Santo Sacramento, é o próprio Cristo Jesus; seja adorado e seja amado...”. Testemunhemos nossa comunhão com Jesus, pois n’Ele “formamos um só corpo”, a Igreja.
Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!
 

Publicidade

Veja também