Profissional da radiologia

O tecnólogo em radiologia, antes de tudo, é um profissional da saúde, que tem o comprometimento e a responsabilidade com o próximo. Atuar com diagnóstico por imagem, através do uso das radiações, é ter a possibilidade de visualizar o corpo humano por dentro, identificar alguma doença ou disfunção, dando suporte ao diagnóstico e tratamento. Nesta semana que comemoramos o dia deste profissional, lembrado em 8 de novembro, venho falar um pouco mais do trabalho essencial que desenvolvemos. 
O perfil detalhista e observador é fundamental para o sucesso desse profissional, pois quanto mais assertivo for a execução do exame, mais benefícios terá o paciente. Pois a partir de um exame de imagem é definido o tipo de tratamento que vai ser realizado para aquele paciente, seja para uma doença benigna, para uma doença maligna, como o câncer, ou para diferentes especialidades médicas.

A partir de um exame de imagem é definido o tipo de tratamento que vai ser realizado para aquele paciente

No cenário atual, o mercado de trabalho apresenta uma crescente demanda de trabalho por tecnólogos em radiologia, principalmente por causa do avanço da medicina e da popularização dos planos médicos e de saúde. Esse profissional pode atuar em hospitais, clínicas de radiologia, indústrias de equipamentos radiológicos, centros de pesquisas, clínicas odontológicas, clínicas veterinárias e nas áreas da radioterapia e medicina nuclear.
O tecnólogo em radiologia também encontra oportunidades de emprego junto a órgãos fiscalizadores, operando equipamentos para detectar armas, drogas ou substâncias perigosas em portos, aeroportos e aduanas.
Outra crescente área de atuação é a indústria alimentícia, pois alguns processos radiológicos são utilizados na esterilização, pasteurização e conservação dos alimentos. O tecnólogo em radiologia tem um leque de opções para sua futura atuação no atual cenário.


 

Publicidade

Veja também