Proteção à mulher ao alcance das mãos

REGIÃO - GRAZIELA FERNANDES

Data 05/07/2020
Horário 07:46

Um aplicativo possibilita que vítimas com medidas protetivas concedidas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo solicitem ajuda apenas apertando um botão no celular. Segundo o TJSP, um termo de cooperação entre a corte paulista e a Polícia Militar prevê o compartilhamento diário de dados dos processos em que houve acolhimento de medida protetiva de urgência. Ainda de acordo com a corte, o objetivo é dar agilidade e efetividade na proteção da mulher em risco.

AJUDA NA PRÁTICA

O acesso ao socorro pelo aplicativo é simples e se dá em três passos. Primeiro, é preciso ter medida protetiva concedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Com a medida válida, a mulher instala o APP que está disponível nas versões IOS e Android e faz cadastro dos dados pessoais. Usuários cadastrados poderão pedir ajuda sempre que estiverem em perigo, basta apertar um botão por cinco segundos e será gerada, automaticamente, uma ocorrência de risco à integridade física para as unidades do Copom em todo o Estado. Uma iniciativa excelente para ajudar a garantir a integridade de mulheres que já têm medida protetiva e nem sempre têm o seu direito respeitado.

TESTES RÁPIDOS

Como já foi noticiado, agora é lei. A Câmara de Pirapozinho promulgou a lei que determina a realização de testes rápidos para diagnósticos de Covid-19 para casos suspeitos. A legislação promulgada pelo presidente da casa de leis estabelece que os testes sejam incluídos no protocolo de atendimento tanto do Pronto Atendimento Municipal quanto nas unidades de ESF (Estratégia Saúde da Família).

TESTE SEGUEM PROTOCOLOS DO GOVERNO DE SP

O Executivo disse que "já realiza testes seguindo protocolos de atendimento estabelecidos pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo", sempre quando há requisição médica após a avaliação clínica deste paciente. Ainda segundo a nota, a quantidade de testes disponibilizados pelo Estado é suficiente para atendimento da demanda existente.

MEDIDAS PARA CONTER AVANÇO DA COVID-19

Autoridades municipais estão intensificando ações de higienização nos locais de grande circulação. De acordo com o chefe do Executivo, Orlando Padovan, "o foco principal são lugares onde circulam mais pessoas, oferecendo risco de contágio, como Pronto Atendimento, Estratégia Saúde da Família, Prefeitura, bancos, lotéricas e trechos das ruas centrais.

VACINAS CONTRA GRIPE DISPONÍVEIS

Desde quarta-feira, doses da vacina contra a gripe estão disponíveis para quaisquer faixas etárias enquanto houver estoque. Segundo o governo do Estado, a medida visa proteger a população contra o vírus da influenza. Importante ressaltar que a vacina não protege contra a Covid-19, mas contra os vírus Influenza A (H1N1, H3N2) e Influenza B.

MÁSCARAS DESCARTADAS NAS RUAS

Não é a primeira vez que relatamos na coluna, o descarte irregular de máscaras nas vias públicas. Esta semana, encontramos máscaras jogadas na rua, próximo ao Rotary Club de Pirapozinho. Estas máscaras podem estar contaminadas e oferecer risco aos moradores e profissionais da limpeza da cidade. No caso das máscaras de tecido, podem ser higienizadas em casa, com água e sabão. Máscaras descartáveis devem ser jogadas em um saco plástico, para evitar contaminação e, de preferência, identifique na embalagem "máscaras usadas". Sejamos conscientes.

AO MESTRE COM CARINHO

Três alunas da cidade de Sandovalina demonstraram todo carinho aos professores que estão se reinventando para atender aos alunos e, mesmo que, à distância, procuram levar o melhor aos seus alunos. As jovens Lívia, Monique e Mariana, alunas do 8º ano escolar, gravaram um vídeo expressando sua gratidão aos professores e levaram muita emoção para as redes sociais. Sem dúvida, o empenho dos profissionais da educação, na luta incansável para que possam levar conteúdos e auxiliar na aprendizagem neste momento que pede distanciamento social, nos provoca a buscar oportunidades e alternativas para os desafios que se seguirão.

Publicidade

Veja também