Prudente celebra Corpus Christi com procissão 

Produção do tapete artístico feito por catequistas, crianças e famílias começará às 4h da madrugada 

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 07/06/2023
Horário 22:05
Foto: Arquivo / Diocese de PP
 Ao final da procissão, bispo dá a bênção do Santíssimo Sacramento nas escadarias do Santuário de Nossa Senhora Aparecida
Ao final da procissão, bispo dá a bênção do Santíssimo Sacramento nas escadarias do Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Há alguns anos, a montagem do tradicional tapete artístico confeccionado em Presidente Prudente para celebrar o dia de Corpus Christi, o Corpo de Cristo que é concedido aos fiéis católicos pela Eucaristia, é feito por catequistas das paróquias da cidade, por crianças, famílias e outros membros da comunidade. E esta preparação começará às 4h da madrugada desta quinta-feira. Segundo a Comunicação da Diocese de Presidente Prudente, mais ou menos 600 voluntários estão diretamente envolvidos nessa produção. E são aguardadas 2,5 mil pessoas para a celebração.

A Santa Missa inicia às 8h, presidida pelo bispo diocesano, dom Benedito Gonçalves dos Santos, em frente da Catedral de São Sebastião, onde serão disponibilizadas 600 cadeiras, especialmente para idosos e pessoas com dificuldade de mobilidade.

Logo após, seguirão procissão saindo da Avenida Coronel José Soares Marcondes (de frente da Catedral), seguindo pela Rua Barão do Rio Branco em direção à Vila Marcondes, passando por baixo do pontilhão e chegando à frente do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, onde será dada a bênção do Santíssimo Sacramento nas escadarias da igreja. 

Aos fiéis que forem na procissão sem terem assistido a primeira missa, terão a oportunidade de participar de outra no interior do santuário. 

O vigário-episcopal da Primeira Região Pastoral, padre Sandro Rogério dos Santos, explica que Jesus na última Ceia instituiu a Eucaristia, o sacramento do Amor, da sua presença. O Pão é o Seu Corpo. O Vinho é o Seu Sangue. E pediu para que fizéssemos isso em sua memória. 

“Corpus Christi é a extensão da celebração da Quinta-feira Santa. Os fiéis vão pelas ruas manifestando com alegria, devoção e amor, a fé na presença real de Jesus na Hóstia Consagrada. O pão [a hóstia] É [!] Jesus! Para os cristãos católicos, a Eucaristia é o alimento para o caminho, o alimento de vida nova e eterna. Sem Eucaristia não podemos viver!”, explana sobre o Corpus Christi, padre Sandro.

 

Publicidade

Veja também