Prudente é colocada em evidência em evento no qual Ed Thomas é homenageado como comunicador

Encontro da Imprensa Brasileira em Tupã teve as presenças de Osmar Santos e Antônio Edson, dentre profissionais procedentes de algumas regiões do país reunidos durante três dias 

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 16/11/2021
Horário 06:15
Foto: Cedida
Momento da entrega do cartão da homenagem para Ed Thomas
Momento da entrega do cartão da homenagem para Ed Thomas

Criado em 2016 como Encontro dos Amigos do Rádio de Tupã e transformado em Encontro da Imprensa Brasileira, em sua 4ª edição domingo (14) teve entre os homenageados o comunicador Ed Thomas (PSB), prefeito de Presidente Prudente. Evento realizado na Fazenda Palma Ecoturismo, no distrito de Varpa. Estiveram presentes os narradores esportivos Osmar Santos e Antônio Edson, com carreiras que passaram por renomadas emissoras de rádio de São Paulo: Jovem Pan, Globo, Bandeirantes e Transamérica; além de televisão.
As demais homenagens foram para Dernival Mânfio e Juan Fonseca, respectivamente profissional técnico e dono das rádios Rádio Nova Tupã e Tupã FM; o locutor, apresentador de televisão e dono de rádios, incluindo a Band FM de Tupã, Carlos Hernandes; o jornalista Pedro Panvéchio, de Osvaldo Cruz, que em 60 anos de Rádio Clube, da família Borini, contribuiu para revelar grandes profissionais; de Osmar Santos e Ulisses Costa, narrador esportivo da rádio e TV Bandeirantes; e ao longo do tempo incluindo seu filho jornalista Giuliano Panvéchio. 

Escola de comunicação

O cerimonial do evento foi conduzido por Davi Mendes, Correia Neto e Luiz Carlos Bordoni jornalista e escritor que viajou 800 km para estar no encontro de três dias, de sexta-feira (12) a domingo (14), procedente de Catalão (MG). Ao final, também foi homenageado, na condição de esportista, o sansei Uichiro Umakekaba que aos 75 anos de idade tem a sua trajetória como responsável pela educação desportiva de muitos adolescentes e jovens, incluindo o fato de revelar em Bastos nomes para o judô brasileiro.
Como cada homenagem foi precedida do pronunciamento de um “padrinho”, na de Ed Thomas foi o jornalista e professor universitário Homéro Ferreira que fez relação histórica para colocar o “afilhado” como comunicador de alto padrão nacional. Citou trabalhos produzidos na Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), contando as histórias de profissionais de expressão local, regional, estadual e nacional, dentre os quais Flávio Araújo e Joseval Peixoto, que construíram brilhantes carreiras a partir de Presidente Prudente.

Melhores cidades

À produção dos trabalhos acadêmicos foi dado o peso da Unoeste ser a 2ª melhor universidade particular do Estado de São Paulo, com campi em Prudente, Jaú e Guarujá. Também foi colocada em evidência Prudente com sua população de 230 mil habitantes e a condição de ocupar os primeiros lugares dos rankings brasileiros das melhores cidades para fazer carreira profissional e para viver com qualidade de vida. Cidade administrada por um comunicador de rádio e televisão (emissoras de Martinópolis, Prudente, Campinas, Limeira e Piracicaba e SBT Interior)
Prefeito eleito em 2020, sendo o mais votado disparado em 471 das 472 urnas disponibilizadas pela Justiça Eleitoral; e na qual não obteve essa condição foram apenas nove votos de diferença. Números que dão uma visão geográfica de domínio territorial por conta da projeção alcançada como profissional de comunicação e pela carreira política ascendente de vereador com dois mandatos, deputado estadual com quatro e agora prefeito. Carreira que tem relação com a retomada da democracia no Brasil em 1985, tempos em que Ed Thomas atuava como animador de comícios de campanhas eleitorais em Presidente Prudente e região.

Momentos históricos

O movimento Diretas Já mobilizou o povo brasileiro na maior pressão política da história e que pôs fim ao regime militar e que teve Osmar Santos como locutor das grandes manifestações de cunho popular nas principais capitais do país. Politizado, em suas narrações esportivas utilizava a sabedoria para driblar a censura militar e estimular a democracia, como já fazia desde 1977 quando o Corinthians rompeu o jejum de 22 anos sem ser campeão paulista. Em expressões como “hoje a cidade é do povo”, dava o entendimento de que o país não suportava mais repressão militar.
Com o tempo mudou o regime, a democracia foi retomada e surgiram novos nomes na política em geral, como os de três dos homenageados domingo em Tupã, na presença de Osmar Santos. Assim como Ed Thomas foi vereador presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente; Pedro Panvéchio foi presidente da Câmara de Osvaldo Cruz, onde nasceu Osmar; e Carlos Hernandes foi presidente da Câmara de Araçatuba e vice-prefeito. Ed Thomas fez um pronunciamento colocando Prudente como a mais importante cidade do interior paulista.

Troféu Nenê Rodrigues

Enalteceu os demais homenageados, fez reverência a Osmar Santos e citações especiais de Pedro Panvéchio e Carlos Hernandes, para falar de sua carreira, do compromisso com o ouvinte ou telespectador e de seu interesse pela política como meio para ajudar as pessoas. Agradeceu a homenagem, solicitou que o próximo encontro de profissionais da mídia seja em Presidente Prudente.
Com ida e volta no domingo, na viagem de retorno, após o evento em Tupã, manifestou sua intenção à reportagem de O Imparcial de criar o Troféu Sebastião Nenê Rodrigues, seu “padrinho” do rádio e de tantos outros profissionais que começaram na Rádio Clube de Martinópolis, que passou a ser Tuiuti e teve estúdios em Prudente. Ed Thomas também esteve acompanhado do jornalista Ismael Silva e do secretário municipal de Comunicação, Geraldo Gomes. 

Fotos: Cedidas


Ed Thomas, Osmar Santos e Homéro Ferreira


Ismael Silva, Antônio Edson, Ed Thomas e Geraldo Gomes


Ismael Silva, Ed Thomas e Carlos Hernandes


Homéro Ferreira, Ed Thomas e Pedro Panvéchio

Publicidade

Veja também