Prudente se destaca no Ranking de Competitividade dos Municípios

Cidade ficou na posição de número oito no grupo em que pertence, e com a colocação de número 52 no ranking geral, que analisou 405 cidades brasileiras com população acima de 80 mil habitantes

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 24/11/2020
Horário 04:00
Arquivo - Prudente se destacou em dois cenários analisados
Arquivo - Prudente se destacou em dois cenários analisados

A primeira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, em nível nacional, acaba de ser publicada e Presidente Prudente conseguiu boas classificações em dois cenários analisados: a posição de número oito no grupo em que pertence, das cidades com população entre 200 mil e 300 mil habitantes, e a colocação de número 52, com 55,06 pontos, no ranking geral, que analisou 405 cidades brasileiras com população acima de 80 mil habitantes. 
A publicação ocorreu por parte do CLP (Centro de Liderança Pública) e, para o resultado final, foram considerados 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras: sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento e meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.
O objetivo do estudo, com isso, é trazer ao público uma ferramenta simples e objetiva que paute a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública local. “Para o CLP, competitividade é diferente de competição. Governos mais competitivos são aqueles que buscam a melhoria da vida das pessoas com políticas públicas baseadas em evidências”, expõe o estudo. .

Inovação e empreendedorismo

Para repercutir o pilar da inovação e dinamismo econômico, a reportagem ouviu o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Rogério Marcus Alessi, que afirmou ter ciência dos números obtidos e ressaltou estar feliz com o resultado. Isso porque, os dados são reflexos do fomento da cultura de base tecnológica, com a abertura de empresas neste segmento crescendo nos últimos anos, e com a criação de um ambiente favorável para a cultura empreendedora local. “Temos respostas concretas de que produzimos inovação e tecnologia de qualidade. Esse estudo é mais um elemento que fomenta e motiva essa cultura”. 

Saúde estruturada

Já no que diz respeito à saúde municipal, o secretário responsável pela pasta, Valmir da Silva Pinto, lembra que Presidente Prudente possui “uma ótima estrutura de saúde”, tanto no que diz respeito àquela que é de competência do município, como do Estado. “Poucas cidades do porte de Prudente possuem dois hospitais públicos geridos pelo Estado ou um AME [Atendimento Médico Especializado] com a estrutura que temos”. No âmbito municipal, ressalta que a atenção básica está “muito bem estruturada” e a rede de atendimento de urgência e emergência é “inigualável”. “Isso não existe em lugar nenhum do país”. 
Valmir comentou ainda sobre o papel das vigilâncias em saúde, que são muito atuantes, e lembrou a qualidade da mão de obra aplicada na saúde local, que possui “profissionais de alta qualificação atuando na saúde pública municipal”. “É claro que é possível melhorar ainda mais. Precisamos, por exemplo, aumentar a rede de ESFs [Estratégias Saúde da Família], com a finalidade de cobrir o máximo possível os bairros da cidade, e entendemos que esse é o principal investimento a ser feito em nossa cidade na área da saúde pública”.

Ambiente favorável

Sobre o ranking de maneira geral, o prefeito de Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho (PSDB), ressalta que este tipo de dado é importante para o município, que fica em evidência, e retrata que a administração pública conseguiu reunir condições para um ambiente favorável especialmente para o empreendedorismo local. “Já sobre a sustentabilidade fiscal, um dos pilares que quero destacar é que, ao longo dos anos, conseguimos encontrar sim uma forma de manter esse equilíbrio fiscal. Com isso, é claro que não sobraram recursos para investimentos, mas tivemos zelo com o dinheiro público”, afirma. 
Bugalho ressalta ainda que diversas foram as ações que contribuíram para que os outros indicadores elevassem os trabalhos locais e muitas ainda deverão ser concretizadas até o fim do mandato. 

Fotos: Arquivo 

presidente prudente se destaca em ranking de competitividade
Rogério diz que cidade produz inovação e tecnologia de qualidade

presidente prudente se destaca em ranking de competitividade
Valmir destaca estrutura única da saúde do município 

presidente prudente se destaca em ranking de competitividade
Bugalho se diz contente com o resultado obtido

Publicidade

Veja também