A prudentina Franciane de Souza Castro, 42 anos, se destacou no NPC Musclecontest, realizado na cidade de Assis (SP), no mês de novembro. De acordo com Franciane, foi sua estreia na categoria Figure, que tem várias especificações. “Dentro da Figure tem algumas especificações como estreante, que eu subi, também subi na Novice, que é uma categoria para as novatas, também subi no Master, que é por idade - no caso eu tenho 42 anos - e eu subi na Open, que é por altura. Eu levei o primeiro lugar nessas quatros. E depois ainda consegui o Overal, que é a melhor das melhores entre as figuras”.
Franciane vem se dedicando ao fisiculturismo de forma intensa e de preparação para competições há cerca de um ano, sempre buscando evolução física, mental e emocional. “Meu início no fisiculturismo veio da busca por qualidade de vida, saúde e superação pessoal. Comecei treinando por saúde, pois tenho um problema no joelho que quase me levou a perdê-lo. Foram quatro cirurgias ao decorrer de dois anos. Mas, ao longo do tempo fui me apaixonando pelo processo, pela disciplina e pelo desafio de construir um físico competitivo. Com incentivo de profissionais, e da minha família, decidi subir no palco e transformar esse sonho em realidade”.
A trajetória de Franciane, em pouco tempo, já acumula várias conquistas. “Minhas principais conquistas incluem primeiros lugares em minha estreia nesse campeonato regional, totalizando quatro títulos de primeiro lugar, além da conquista do Overal, que representa o reconhecimento máximo dentro da competição. Essa conquista representa não apenas meu esforço, mas também o trabalho impecável do meu treinador Ney Souza, que foi fundamental em toda a minha preparação”.
A atleta ressalta que cada vitória é fruto de um planejamento minucioso, orientação técnica precisa e muita dedicação conjunta. “Sou extremamente grata a ele [treinador], que acreditou em mim desde o início e foi peça chave para que eu alcançasse esse nível competitivo. Minha estreia na categoria Figure também marca um momento especial dessa trajetória, mostrando a evolução construída com muito profissionalismo e parceria”.
Franciane conta que sua rotina de treino é intensa e disciplinada. Ela treina seis vezes por semana, conciliando musculação de alto rendimento com sessões de cardio. A preparação também inclui dieta rigorosamente acompanhada por profissionais, suplementação adequada, protocolos de recuperação, fisioterapia e cuidados estéticos para manter o condicionamento ideal. Tudo é feito com muito foco e acompanhamento multidisciplinar.
O resultado disso foi a participação no NPC Musclecontest, que marcou sua estreia na categoria Figure em um evento de alto nível técnico. “Subir ao palco em Assis foi a concretização de meses de muita preparação, dedicação e superação. Foi uma experiência incrível, de muito aprendizado e gratidão, onde pude avaliar minha evolução e fortalecer ainda mais minha determinação em seguir competindo”.
Para o próximo ano, Franciane há pensa em novas competições, sempre com foco em aprimorar ainda mais sua performance na categoria Figure e alcançar resultados ainda maiores nos palcos nacionais.
Cedidas

Franciane treina 6 vezes por semana, conciliando musculação de alto rendimento com sessões de cardio

A fisiculturista ao lado do marido (à esquerda), Dirceu Siqueira Alves Júnior, e do técnico Ney Souza