Quintal Danega encerra ano com "Metas que  Florescem" e inclusão em evento histórico

SINOMAR CALMONA

Reunião do último dia 12 reuniu 46 mulheres e marcou presença pioneira da comunidade surda, com lançamento de quadro lacrado que só será aberto em dezembro de 2026

COLUNA - Sinomar

Data 18/12/2025
Horário 05:15
Quintal Danega: Última reunião do ano
Quintal Danega: Última reunião do ano

O grupo de empreendedorismo feminino Quintal Danega realizou sua última reunião do ano no dia 12 de dezembro, reunindo 46 participantes em um encontro que misturou planejamento, inspiração e um gesto concreto de inclusão. Sob o tema “Metas que Florescem”, a noite foi conduzida pela presidente Lucimara Augusto e contou com palestras de Tamera Campos, da “Rota das Finanças”, e da consultora financeira Miriam Dantas, que abordaram estratégias para organizar e alcançar objetivos profissionais e pessoais.

INCLUSÃO EM PRIMEIRO PLANO: UMA TRADUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO
O evento registrou um marco de acessibilidade. Participaram Carlos Ivan Gonçalves Vilhalba, presidente da ASPP (Associação dos Surdos de Presidente Prudente), duas intérpretes de Libras e mais dois membros da comunidade surda. Pela primeira vez, toda a programação do Quintal Danega foi interpretada para Língua Brasileira de Sinais. “Foi uma experiência enriquecedora. O quintal todo foi interpretado pra eles. Então, teve inclusão da comunidade surda”, destacou a organização, celebrando a quebra de barreiras.

O SIMBOLISMO DO QUADRO LACRADO: METAS PARA 2026
A grande novidade da noite foi o lançamento de um “Quadro de Metas”. Durante o evento, todas as participantes escreveram seus objetivos para o ano de 2026 e depositaram no quadro, que foi lacrado. Lucimara Augusto explicou a simbologia: “Fizemos um quadro das metas que nós só vamos abrir no ano que vem. Ele vai ficar pendurado aqui no quintal, onde todos que estavam aqui colocaram suas metas para 2026 e nós só vamos abrir esse quadro, que está lacrado, só em dezembro de 2026”. A iniciativa representa um pacto coletivo de crescimento e a crença no florescimento futuro dos sonhos ali depositados.

UM ENCERRAMENTO COM SEMENTE DO AMANHÃ
Com clima de confraternização e esperança, o encontro reforçou a força da rede de apoio feminina. A presença da comunidade surda ampliou o sentido de pertencimento, enquanto o quadro lacrado na parede se tornou um símbolo tangível do futuro que as empreendedoras estão construindo juntas. O grupo se despede de 2025 já com as sementes de 2026 plantadas e guardadas a sete chaves, aguardando a colheita.


AS PALESTRANTES DA NOITE, TAMERA CAMPOS E MIRIAM DANTAS


LUCIMARA AUGUSTO E O QUADRO PRESENTEADO POR MARTA BEDIN


CARLOS IVAN GONÇALVES VILLALBA, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS SURDOS

Publicidade

Veja também