Rancharia: Prêmio Cidadania no Campo

Município ficou entre os 10 primeiros colocados no ranking avaliado e promovido pela SAA/SP, por criar projetos inovadores de extensão rural técnica aos produtores

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 24/11/2019
Horário 07:10

Recentemente, a SAA/SP (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo) lançou o projeto “Prêmio Cidadania no Campo - Município Agro 2019”, que reconhece, fortalece, dignifica as equipes envolvidas nos processos agrícolas e estimula a continuidade dos trabalhos, buscando sempre melhorias no município. Neste em questão, o destaque foi para a cidade de Rancharia que ficou em segundo lugar no ranking, por criar projetos inovadores de extensão rural técnica aos produtores, segundo a premiação. A gestão administrativa, por sua vez, recebeu R$ 250 mil, que serão utilizados na melhoria e manutenção das estradas rurais, que compõe os mais de 1.200 quilômetros, visando o melhor escoamento da safra.  O prêmio foi recebido pelo prefeito de Rancharia, Alberto Cesar Centeio de Araújo (PSDB).

Quanto aos projetos implantados no município que foram reconhecidos pelo Prêmio Cidadania no Campo, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Josemar Martins Fernandes, acrescenta que em Rancharia são desenvolvidas diversas ações, dentre elas a participação em consórcio intermunicipal em constante manutenção de estradas rurais, através da patrulha agrícola; compra de produtos da agricultura familiar; cadastro de produtos agropecuários da prefeitura; destino correto das embalagens vazias de agrotóxicos; serviço de inspeção municipal; educação sanitária para prevenção de doenças de animais domésticos; conselho de segurança alimentar; feira exclusiva de produtores rurais (Feira da Lua); recuperação de nascentes; apoio à adequação ambiental; plano de contingência de proteção e defesa civil; e interação entre o campo e cidade.

“A maior necessidade do produtor rural é a assistência e apoio em suas atividades no campo, e com o aumento da agricultura no município, está aumentando a demanda por assistência técnica, tanto pelo poder municipal, quanto pelo poder Estadual”. Já no que diz respeito ao investimento do prêmio, o secretário acrescenta que, de maneira lógica, com mais de 1.200 km de estradas rurais e a dificuldade de escoar a produção agrícola, o novo recurso visa dar melhores condições de trafegabilidade aos produtores rurais, auxiliando também na integração campo cidade.

 

PRODUÇÃO RURAL

DE RANCHARIA

No município de Rancharia, que é considerado a 6º maior em área territorial, em seus 1.587 quilômetros quadrados, há 1.250 UPAs (Unidades de Produção Agropecuárias), sendo 80% de pequenos e médios produtores. No total, são 1.350 agropecuaristas, incluindo proprietários, arrendatários e comodatários, que participam de três cooperativas e seis associações, que os auxiliam na produção de soja, milho, pecuária de corte e leite. O município tem duas pequenas indústrias de laticínios, dois frigoríficos – um de bovinos, com capacidade de abatimento de mil cabeças por dia, e o outro de frango, com capacidade de abate de até 200 mil cabeças por dia – e uma produção rural baseada, principalmente, na cana-de-açúcar, soja, milho, amendoim das águas, heveicultura, avicultura de postura, pecuária de corte e leite. Os dados e informações foram levados em conta para o posicionamento no ranking, segundo a SAA/SP.

 

Município Agro 2019

 

Produto

Área de Produção

Produção

Cana-de-açúcar

48 mil hectares

3.840 milhões de toneladas

Amendoim das águas

8.400 mil hectares

1.764 milhões de sacas de 25 quilos cada

Seringueira

318 mil pés

1.050 milhões quilos de coagulo

Soja

19 mil hectares

1.045 milhões de sacas de 60 quilos cada

Gado para corte

42 mil foram para abate

714 mil arrobas foram produzidos

Gado para leite

6.250 mil vacas em lactação

11 mil litros foram produzidos

Fonte: IEA (Instituto de Economia Agrícola) referentes à produção de 2018

 

 

 

Publicidade

Veja também