“Refletir em trovas”

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 21/01/2021
Horário 05:05

                Seis dias foi todo o tempo

                Para Deus fazer o mundo,

                Mas o homem com suas bombas

                O destruirá num segundo.

                                                                               (José Costa)

Recolher

A Prefeitura de Adamantina decretou toque de recolher desde 18 de janeiro até 1º de fevereiro de 2021 após o agravamento da pandemia da Covid-19 na cidade e levando em consideração a capacidade de suporte do sistema de saúde regional, além da recomendação do Comitê de Contingenciamento Municipal. Assim, fica decretado o confinamento domiciliar em todo o território do município de Adamantina no intervalo das 22h às 5h. Fica proibida a circulação de pessoas no período, exceto se comprovar a necessidade ou urgência. A proibição não se aplica a postos de combustíveis, farmácias e unidades de saúde, que podem funcionar em horário regular, bem como aos serviços de delivery, segurança e ações destinadas ao enfrentamento da Covid-19.

Precaução

Com o registro de mais casos do Covid-19 em todo o país, enquanto ninguém mais se entende de quem é a responsabilidade para o seu combate, se do presidente, governadores ou prefeitos, a população fica à mercê das decisões das autoridades, que acabam divergindo de lugar para lugar, quando a doença é única em todo o planeta. Num lugar pode e em outro não e, isso ao invés de ajudar, acaba atrapalhando e espalhando o medo e a incerteza.

 Lixo eletrônico

Através da Comissão de Preservação do Meio Ambiente, o Lions Clube de Irapuru Caçula iniciará no dia 30, a campanha de coleta de lixo elétrico e eletrônico. Serão recolhidos sucatas de computadores, teclados, monitores, impressoras, cartuchos, rádios, geladeiras, aparelhos elétricos domésticos, TV, micro-ondas, baterias, aspiradores, liquidificadores etc. A campanha será permanente com fixação de pontos para o recolhimento mensal dos materiais levados pelos moradores.

Cuidado

As indústrias jogam no mercado grande número de produtos, mas não criaram estrutura de educação ou mesmo de orientação para que esses mesmos produtos sejam descartados. A corda arrebenta sempre do lado mais fraco e as comunidades têm que encontrar saídas para esse problema.

Lacrados

Em nota divulgada na manhã de segunda-feira (18), a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Osvaldo Cruz informou que 11 estabelecimentos foram lacrados no fim de semana por irregularidades das normas de enfrentamento à pandemia. Na sexta-feira (15), foram autuados quatro bares. No sábado (16), outros três estabelecimentos da mesma natureza e no domingo (17), mais quatro bares, totalizando 11 lacrações no fim de semana. A medida é acertada pois todos devem ser responsáveis pelo combate a essa pandemia.

Mudança de sede

O presidente eleito da ACE de Dracena, Luciano Gerlin, informou que a associação vai mudar de sede brevemente. Deixará o prédio da Rua Brasil para ocupar as instalações sobre o Posto Central, na Avenida Presidente Roosevelt. O local é amplo e terá salas para cursos promovidos pela entidade e vai abrigar o Posto Sebrae Aqui, que deixará o Cedrac.

Fake news

Veiculou pela rede de que a Assistência Social de Tupi  Paulista estava recebendo inscrições para cadastro de famílias para o Programa Renda Mensal Familiar 2021 e que as mesmas  receberiam auxílio de R$ 130,00  por mês. Os responsáveis estão desmentindo alegando ser Fake New e que, ao realizar este FALSO CADASTRO a pessoa acaba passando dados pessoais, como número do CPF e RG, endereço e telefone para contato.

Publicidade

Veja também