Na sessão ordinária desta segunda-feira, os vereadores da Câmara Municipal de Presidente Prudente apreciaram e discutiram cinco propostas previstas na Ordem do Dia. Um deles, o Projeto de Lei, 309/19, aprovado em primeira e segunda discussões, autorizou o município a celebrar convênio com o governo estadual, através da Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, para a realização do Projeto Rolê Cultural.
“A finalidade do convênio é a transferência de recursos financeiros no valor de R$ 100 mil que serão integralmente destinados à realização do Rolê Cultural. Este projeto representa uma iniciativa estratégica e fundamental para a promoção e o fomento da cultura em nosso município”, justificou o autor da proposta, o prefeito Milton Carlos de Mello, o Tupã (Republicanos).
De acordo com a proposta, o Rolê Cultural será executado ao longo de 10 meses, com a realização de 20 apresentações musicais gratuitas, distribuídas estrategicamente em praças, ruas, centros comunitários e espaços culturais em diferentes bairros da cidade. Cada evento terá duração média de 90 minutos e ocorrerá aos sábados e domingos, das 19h às 20h30. “A seleção dos artistas será transparente e isonômica, por meio de edital público que priorizará artistas e grupos musicais que atuem na cidade”, destaca o Executivo.
“Esperamos alcançar um público estimado entre 3 e 5 mil espectadores ao longo do projeto, com 300 a 500 pessoas por apresentação. Além do impacto cultural, o Rolê Cultural contribuirá significativamente para a economia criativa local, com a contratação de pelo menos 20 artistas e bandas locais e a geração estimada de aproximadamente 200 postos de trabalho diretos e indiretos, incluindo técnicos de som e iluminação, produtores culturais e pessoal de apoio”, destaca Tupã.
A comunicação e divulgação das ações serão feitas através do site e das redes sociais da Prefeitura e da Secretaria de Cultura, além de parcerias com rádios, jornais locais e influenciadores digitais. “O Rolê Cultural surge com o propósito de democratizar o acesso à cultura em Presidente Prudente, levando apresentações de diferentes gêneros musicais itinerantes a diversos bairros. Nosso objetivo é garantir que a população, independentemente de sua localização, tenha contato com manifestações culturais, promovendo assim a inclusão social e estimulando a participação comunitária”, aponta o chefe do Executivo.
“A efetivação deste convênio é indispensável para a viabilização do projeto, permitindo que invistamos no desenvolvimento social e na qualidade de vida da população de Presidente Prudente. Este projeto não apenas proporciona entretenimento, mas também contribui para a construção de uma cidade mais dinâmica, inclusiva e conectada com sua diversidade artística”, conclui Tupã.