Secretário Roberto de Lucena enaltece atrativos turísticos da região durante conferência em Prudente

Segundo ele, “a ideia é valorizar, além das belezas regionais, a hospitalidade do povo do Pontal do Paranapanema”

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 15/04/2023
Horário 12:08
Foto: Setur-SP
Conferência de Turismo Rural do Pontal do Paranapanema mobilizou mais de 180 entidades do setor
Conferência de Turismo Rural do Pontal do Paranapanema mobilizou mais de 180 entidades do setor

Na manhã deste sábado, a Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e a Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo), com a presença do secretário da pasta, Roberto de Lucena, realizaram a 1ª Conferência de Turismo Rural do Pontal do Paranapanema, nas instalações da Fundação Inova Prudente, em Presidente Prudente. Durante o encontro, autoridades entregaram um requerimento ao titular da pasta para que Prudente se torne um MIT (Município de Interesse Turístico).
Segundo o secretário, a Conferência de Turismo Rural do Pontal do Paranapanema mobilizou mais de 180 entidades do setor. Um evento que reuniu empreendedores, produtores e autoridades para o lançamento do Programa de Turismo Rural do Pontal do Paranapanema. 
O programa se soma a um protocolo já assinado recentemente com a fundação, de um segmento que vem sendo cada vez mais procurado pelos visitantes. “O objetivo é diversificar a agricultura, principalmente a familiar, e aperfeiçoar a oferta turística no Pontal, na medida em que busca inserir produtos e serviços de agricultores no mercado do turismo”, expôs Roberto de Lucena. 
Ele conta que esteve com o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) esta semana e ele lhe disse: ‘Eu quero que você use todas as ferramentas do turismo para apoiar principalmente essas duas regiões, onde precisamos potencializar a economia e melhorar o IDH [Índice de Desenvolvimento Humano]. A primeira é o Vale do Ribeira e a segunda região é o oeste paulista, especialmente o Pontal do Paranapanema’. “Estaremos trabalhando juntos nessas regiões”, enfatiza Roberto de Lucena.

Beleza e hospitalidade

Durante a conferência, foram discutidos assuntos importantes como investimentos, créditos para operadores de turismo, a importância dos MITs (Municípios de Interesse Turísticos), gastronomia, atrações náuticas e culturais. “A ideia é valorizar, além das belezas da região, a hospitalidade do povo do Pontal. A região é rica em equipamentos e atrativos turísticos diversos, com balneários, turismo náutico, religioso e rural. Além de parques temáticos e resorts localizados na região”, frisa o secretário. 
Ele mencionou que pretendem mapear uma rota gastronômica no oeste paulista, dentro do programa de valorização da gastronomia chamado de “Sabor de São Paulo”. “Ao todo, são sete rotas mapeadas e serão lançadas três novas, em que está prevista a rota na região de Prudente”, adianta.

Turismo rural é forte

Sobre a importância da região para o segmento de turismo, o secretário expôs que em Presidente Prudente, por exemplo, o turismo rural é forte por conta da grande quantidade de áreas rurais da região que oferecem paisagens exuberantes e atividades diversas para os visitantes, como passeios a cavalo, trilhas, pesca, degustação de produtos locais, entre outras. 
“Além disso, a proximidade da cidade com importantes destinos turísticos do Estado de São Paulo, como Águas de Santa Bárbara e o circuito das frutas, também contribui para o fortalecimento do turismo rural na região”, pontua.

Turismo rural

O secretário explica que turismo rural é uma modalidade que se caracteriza por proporcionar uma conexão com a natureza e com a cultura local, de modo a oferecer experiências de vivências em áreas rurais, como sítios, fazendas, chácaras e pousadas localizadas em meio à natureza. 
De acordo com ele, atualmente São Paulo tem mapeado mais de 1.000 propriedades rurais abertas à visitação turística. “Isso mostra a importância deste setor que fortalece a cadeia produtiva do turismo paulista, gerando emprego e renda. A região tem todas as qualidades para desenvolver o turismo rural”, acentua.

Título de Honra de Cidadão

Roberto de Lucena faz questão de citar o Título de Honra de Cidadão de Caiabu e Rancharia que recebeu nos municípios. Além disso, também recebeu uma homenagem de Honra ao Mérito pela cidade de Martinópolis. “É uma honra ser acolhido por todos de forma tão calorosa e ter recebido essas lindas homenagens nessas cidades”, salienta. 

Foto: Setur-SP

Durante o encontro, autoridades entregaram um requerimento a Roberto de Lucena para que Prudente se torne um Município de Interesse Turístico
 

Publicidade

Veja também