“Semear é Cuidar” é lançado em Anastácio

Projeto vai levar informações e exames de mamografia até as mulheres do campo, no município e também em Ribeirão dos Índios

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 24/11/2023
Horário 07:18
Foto: Cedida
Lançamento do projeto “Semear é Cuidar” em Santo Anastácio
Lançamento do projeto “Semear é Cuidar” em Santo Anastácio

O município de Santo Anastácio foi sede do lançamento do projeto “Semear é Cuidar”, no início desta semana, na sede da Associação Comercial. O projeto é uma iniciativa do Sindicato Rural em parceria com a Comissão Semeadoras do Agro, do “Programa Promovendo Saúde no Campo” e da ONG Orienta Vida e Pense Rosa, que tem como objetivo levar informações e ações de saúde para as mulheres do campo.

O programa também conta com apoio das Prefeituras de Santo Anastácio e Ribeirão dos Índios, através das secretarias da Saúde e Câmaras Municipais.

Para Santo Anastácio e Ribeirão dos Índios, foram disponibilizados 50 combos de exames de mamografia, onde, de acordo com a vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Juliana Farah, não se atém somente à descoberta de um diagnóstico, mas sim todos os exames necessários e respaldo para que essas mulheres tenham a cura desta doença.

“O objetivo é buscar cidadania e a inclusão da mulher do campo. Muitas vezes, elas não têm a possibilidade de acesso à unidade básica de saúde e a serviços médicos em geral, mesmo que para exames simples. Queremos apoiá-las e contribuir não só com a realização dos exames, mas também com informações e orientações”, afirmou Juliana.

Segundo a secretária da Saúde de Santo Anastácio, Selma Zambelli, o projeto é de suma importância para os municípios, diante dos elevados números de mulheres que necessitam dos exames e consequentes acompanhamentos.

Presença

O evento contou com a presença do presidente do Sindicato Rural, Marcos Antônio de Almeida, secretária da Saúde, Selma Zambelli, coordenadora das unidades de ESF (Estratégia Saúde da Família), Raquel Cralcev, secretário do Meio Ambiente e Agricultura, Cléber Bonilha. Já do município de Ribeirão dos Índios, participaram do lançamento, o prefeito José Amauri, o secretário da Saúde, Alaor Bernal Dias, e os vereadores Fernando Feba e Maria Moura.

Publicidade

Veja também