Ser professor em um cenário desconhecido 

OPINIÃO - Maria Helena Pereira

Data 06/08/2020
Horário 04:15

Neste Dia Nacional do Profissional da Educação (6 de agosto), a proposta aqui é refletir e falar de como é ser professor no cenário atual, além de prestar minha homenagem a cada educador. 
A certeza que tenho é que o professor não se amotinou diante do inimigo, que mesmo invisível não o assustou a ponto de fazê-lo desistir de seguir em frente, de se renovar, se reinventar e mergulhar nas águas profundas do temido mundo da tecnologia, até então conhecido por poucos. 
Poucos que se tornaram muitos e fizeram a diferença na vida de milhares de outros tantos. Que dentro e fora de uma máquina tecnológica, foi capaz de comunicar-se das mais variadas formas metodológicas, cumprindo o seu papel de educador.
As mídias sociais deixaram de ser apenas um ambiente de espias, exibicionismo e passaram a ser um meio de discussão e formação de pessoas. Professor e aluno nunca estiveram tão longe e tão perto ao mesmo tempo.

As mídias sociais deixaram de ser apenas um ambiente de espias, exibicionismo e passaram a ser um meio de discussão

Sentimento de angústia que foi transformado em segurança à medida que aprendia a enxergar a sala presencial de forma remota e ver a cada aula concluída, uma conquista. Conquista coroada de superação diária, diante do inesperado e desconhecido cenário social, político, econômico, onde a educação deve ser mantida com qualidade e compromisso com nosso próximo, que nesse caso é o estudante em busca de realização dos seus sonhos e objetivos.
Não faço aqui uma discussão conceitual pessoal, mas um desabafo diante do momento vivido e superado pela fé. Afinal, ser professor é acreditar que podemos fazer a diferença em todos os momentos da vida pessoal e profissional, driblando o vírus e superando as tormentas diárias. 
A esses profissionais e aos futuros, em nome daquela que me mostrou novas perspectivas de mundo, a professora Amélia Duque Estrada, presto minha homenagem com carinho e admiração, por fazerem a diferença na vida de alguém com amor, compromisso e dedicação. Não importa o cenário apresentado. Importa que sejamos educadores. O grande Mestre venceu, nós também venceremos!


 

Publicidade

Veja também