ÊtaNóis! está confirmado para alegrar foliões no carnaval

Arrasto do bloco será no dia 17 de fevereiro, com marchinhas, concurso de fantasias e muita alegria pelas ruas do centro de Prudente

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 09/02/2023
Horário 08:00
Foto: Marcel Sachetti
ÊtaNóis é o único bloco de arrasto de Prudente e é formado por pessoas de todas as idades 
ÊtaNóis é o único bloco de arrasto de Prudente e é formado por pessoas de todas as idades 

O carnaval está chegando e os foliões já se organizam para festejar em algum lugar. Em Presidente Prudente, já é tradição o grupo de artistas Circo Teatro Rosa dos Ventos e o Galpão da Lua alegrarem as ruas da cidade com o ÊtaNóis!, um bloco que embala o público com as famosas marchinhas e muita alegria, além de promover até concurso de fantasias. Será no dia 17 de fevereiro (confira o cronograma no box da matéria).
Segundo Tiago Munhoz, integrante dos grupos e um dos organizadores, o bloco ÊtaNóis sairá do Galpão da Lua, seguirá pela Rua Dr. Gurgel, subirá pela Joaquim Nabuco, até a Praça Nove de Julho. Na praça, fará a tradicional roda de ciranda em volta da fonte. O bloco retorna pela Avenida Coronel José Soares Marcondes, sobe a Washington Luiz até o Galpão da Lua.
Ele cita que os cortejos hoje dispõem de um mini trio elétrico, uma banda com guitarra, bateria, muita percussão e vocal para animar os foliões. “Esse ano além das tradicionais marchinhas de carnaval e as músicas próprias, a banda do ÊtaNóis tocará frevo, baião, samba-enredo e até música do eterno Raul Seixas fará parte do repertório”, adianta.
Tiago lembra que o bloco tem 16 anos, mas essa será a 15ª edição, uma vez que em 2022 não pode sair por conta do momento da pandemia da Covid-19. “Em 2021 conseguimos, com recurso da Lei Aldir Blanc, lei emergencial para artistas, colocar o ÊtaNóis na rua com um formato diferente, íamos de porta em porta, nos bairros e no calçadão da cidade e fazíamos um carnaval mais íntimo, sem aglomeração e foi uma experiência maravilhosa!”, exclama o artista, ressaltando que o ÊtaNóis tem um diferencial, que é o fato de ser direcionado para as famílias. “Sempre temos a presença de muitas crianças, inclusive as nossas que cada dia que passa crescem e se apropriam do bloco”.

Concurso de fantasia

Tiago revela que o concurso de fantasias está de volta e cheio de novidades! Terá premiação para o primeiro, segundo e terceiro lugar infantil. A criançada que ganhar receberá uma premiação surpresa. E para os adultos, teremos dois prêmios. A fantasia mais criativa será homenageada e a pessoa ganhará uma faixa exclusiva do bloco. 

“ESSE ANO ALÉM DAS TRADICIONAIS MARCHINHAS DE CARNAVAL E AS MÚSICAS PRÓPRIAS, A BANDA DO ÊTANÓIS TOCARÁ FREVO, BAIÃO, SAMBA-ENREDO E ATÉ MÚSICA DO ETERNO RAUL SEIXAS FARÁ PARTE DO REPERTÓRIO”
Tiago Munhoz

“Como brincadeira é carnaval e carnaval é brincadeira, teremos esse ano um prêmio para a fantasia menos esforçada. Aquela pessoa que não se esforçar muito para criar sua fantasia poderá ser indicada para receber a faixa de presente e desfilar para o público do bloco [risos]”, conta o organizador.

Movimento autêntico

O integrante do Rosa dos Ventos exalta que o ÊtaNóis é importante pela identidade do projeto, pois é o único bloco de arrasto de Presidente Prudente e que surgiu da maneira muito particular, criado por amigos numa república do Jardim das Rosas, em Presidente Prudente, frequentada por estudantes e artistas da cidade que procuravam uma forma alternativa de curtir o carnaval. 
“É um movimento autêntico que surge dentro de um contexto cultural em 2007 e que, por identificação, carinho de muitas pessoas, se mantém vivo até hoje, e cada ano que passa cresce em qualidade, organização e quantidade de pessoas”, frisa.

Brincadeira de amigos é a essência até hoje

Nas primeiras edições, dezenas de pessoas pegaram latas e panelas como instrumentos musicais e foram para as ruas do bairro cantar e se divertir. As composições "ÊtaNóis”, que dá nome ao bloco, e “Ma, Ma, Ma, Mazinho” foram criadas nesse momento e animam o bloco até hoje.
Em 2011, o ÊtaNóis passou a ser realizado nas ruas da Vila Brasil, junto ao Ponto de Cultura Galpão da Lua, e depois, em 2016, acompanhando a mudança da sede do Galpão da Lua, foi para o centro, passando a percorrer as ruas dessa região, entre o Galpão e a Praça Nove de Julho.
“O bloco surgiu como uma brincadeira de amigos e essa é a sua essência até hoje. É um carnaval familiar, formado por pessoas de todas as idades, famílias inteiras participam do arrasto. A presença de muitas crianças brincando com seus pais é uma característica marcante do ÊtaNóis”, acentua Tiago.

CRONOGRAMA ÊTA NÓIS 2023 
19h30 - Concentração
20h - Bateria da Escola Vila Alegrete de Martinópolis
21h - Concurso de fantasia
22h - Arrasto ÊtaNóis
24h - Encerramento da festa

Fotos: Marcel Sachetti 

Crianças brincando com seus pais é uma característica marcante da folia


Na praça, acontece a tradicional roda de ciranda em volta da fonte

Publicidade

Veja também