ÊtaNóis vai pra rua e completa 18 carnavais em Prudente

Marchinhas, baião, frevo e as músicas tradicionais do bloco prometem arrastar crianças, jovens e adultos fazendo muita folia pelas ruas do centro nesta noite

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 09/02/2024
Horário 09:01
Foto: @gasalucinacao
ÊtaNóis sai sempre às sextas de carnaval, e nesse ano não será diferente
ÊtaNóis sai sempre às sextas de carnaval, e nesse ano não será diferente

Já é tradição. O ÊtaNóis sai sempre às sextas de carnaval, e nesse ano não será diferente. A brincadeira começa na rua em frente ao Galpão da Lua, com a concentração do bloco que tem uma programação especial de desfile e concurso de fantasias adulto e infantil. A saída do bloco, que percorre até a Praça Nove de Julho, é a última atração e também a mais esperada.

Na concentração, a partir das 19h, o público será recebido com músicas carnavalescas que foram escolhidas pelos seguidores do Galpão da Lua nas redes sociais. Às 21h, ocorre o concorrido desfile e concurso de fantasias, com direito a troféus, que vão sacudir a multidão. Finalmente, às 22h, acontece a saída do ÊtaNóis em direção à Praça Nove de Julho, passando pelo calçadão. Ao redor do chafariz da praça, uma linda ciranda é formada, antes do bloco voltar e encerrar a noite em frente ao Galpão da Lua.

Uma novidade do bloco esse ano é que o ÊtaNóis está estreando junto com o Grupo Taquitá um bloquinho infantil, que será apresentado no Sesc Thermas de Presidente Prudente, domingo, dia 11, às 15h. O bloquinho ÊtaNóis & Taquitá é dedicado para crianças de 0 a 100 anos e promete levar ao público um repertório de marchinhas, fervo, baião e ainda transformar em carnaval cantigas de roda, brinquedos cantados e músicas do folclore brasileiro. Com uma banda muito engraçada, o bloquinho tem também pernas de pau, palhaços e brincantes, todo mundo com muita alegria e samba no pé. As atividades são gratuitas. 

Sobre o bloco

O ÊtaNóis surgiu em 2007, numa república do Jardim das Rosas na época frequentada por estudantes e artistas, que procuravam uma forma alternativa de curtir o carnaval. Nas primeiras edições, dezenas de pessoas pegaram latas e panelas como instrumentos musicais e foram para as ruas do bairro cantar e se divertir. As composições "Êta Nóis”, que dá nome ao bloco, e a irreverente “Ma, Ma, Ma, Mazinho”, surgiram nesse período e animam o bloco até hoje.

Em 2011, o bloco saiu do Jardim das Rosas e passou a desfilar nas ruas do bairro Vila Brasil, junto a sede do Ponto de Cultura do Galpão da Lua. Em 2016, o Galpão da Lua transferiu sua sede artística para um galpão abandonado no centro da cidade, e desde então o bloco sai nas ruas do centro, entre o Galpão da Lua e a Praça Nove de Júlio, passando pelo calçadão da Rua Nicolau Maffei.

O bloco surgiu como uma brincadeira de amigos que não tinham uma opção para pular carnaval na cidade. Daí vem a principal característica do bloco, ser um espaço de encontro para fazer um carnaval popular.  E todo o público vai junto, fazendo uma linda folia pelo centro, ocupando as ruas.
São 18 anos de história de uma festa que surgiu de forma espontânea, e hoje é sem dúvida um patrimônio cultural da cidade.

PROGRAMAÇÃO:
O bloco ÊtaNóis sai pra rua hoje, a partir das 19h, no Galpão da Lua, na Rua Júlio Tiezzi, 130, centro. 
19h - Concentração na rua em frente ao Galpão da Lua
21h - Concurso de fantasias - adulto e infantil
22h - Saída do bloco/cortejo

ÊtaNóis e Taquitá no Sesc
Quando? Dia 11/02 – às 15 h
Onde? No Sesc Thermas de Presidente Prudente
De graça!




 

Publicidade

Veja também