“Técnicas menos invasivas revolucionaram tratamento das doenças da retina e vítreo”

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 24/03/2019
Horário 10:30
Oftalmologista e Retinólogo, Marcussi Palata Resende
Oftalmologista e Retinólogo, Marcussi Palata Resende

Oftamologista Marcussi Palata Resende é retinólogo, especialidade que trata das doenças da Retina e Vítreo. Ele está à frente da Clinica Oftalmo Retina, bem instalada no Edificio Centro Empresarial, na Avenida 11 de Maio, 1633.

“Retina é a parte mais posterior e escura do olho. O retinólogo cuida das doenças que podem ser acometidas por essa parte do olho”, explicou.

De acordo com Marcussi os problemas da retina afetam normalmente pessoas acima de 60 anos, “mas as retinopatias podem ser encontradas em todas as idades, desde o prematuro ao adolescente”. As crianças que nascem prematuras, de um a 4 meses de vida devem fazer o exame da retina, pontuou.

Os sintomas são muito variáveis. Existem varias doenças da retina e cada uma com sua peculiaridade. Um dos principais é perda de visão. Outra queixa muito frequente, segundo Marcussi são as “moscas volantes”, aquelas manchas que as pessoas percebem no vítreo.

Mas, hoje em dia, graças ao avanço da Medicina, existem diversos procedimentos que podem ser adotados para tratar a doença, como a foto-coagulação com laser, injeções intravítreas, e as vitretomias – cirurgias da retina. “Graças a essas novas técnicas, hoje se consegue reverter várias causas de cegueira, doenças que eram consideradas incuráveis, melhorar a visão ou estabilizar para o paciente não perder a visão por completo”, destacou.

Segundo Marcussi houve um grande avanço, principalmente na parte cirúrgica e de diagnóstico. Através de aparelhos modernos hoje se pode fazer exames indolores, vendo toda retina. A parte cirúrgica – também com técnicas menos invasivas – possibilita uma rápida recuperação. “Um aspecto muito importante foi o surgimento das injeções intravitreos, uma revolução na retina, para tratamento de doenças que antigamente eram intratáveis”, concluiu.

Bom dia

Cada vez mais imperiosa a capacidade de adaptação às mudanças. Porque nós mudamos, os outros mudam, tudo muda, tudo evolui. Porque hoje somos diferentes de amanhã. Porque mudamos a cada momento que passa. Quem não tiver a capacidade de se adaptar aos outros, terá dificuldades para fazer a vida fluir.

Imortalizado

Já em processo de despedida da gestão de sua diretoria no Tênis Clube de Presidente Prudente, o empresário rural Renato Lotfi, 57 anos, inaugurou esta semana sua foto na galeria de presidentes da entidade.

Novo presidente

Dia 1º de abril toma posse a nova diretoria do Tênis Clube de Presidente Prudente. O empresário Celmir Norbiato, 54 anos, presidirá a diretoria executiva do clube, nos próximos dois anos.

Ajuda

Núcleo Ttere de Trabalho – Realização é uma instituição assistencial que resiste às dificuldades e há 25 anos depende da boa vontade de colaboradores para continuar ajudando portadores de deficiência em Presidente Prudente. Neste início de ano, a entidade recebeu uma ajuda significativa da loja Havan, que através da campanha “Troco Solidário” arrecadou R$ 52 mil, arrecadados entre 01/07/18 e 02/01/19, colabora para que o núcleo mantenha seus atendimentos.

Liga de Fisiatria

Uma nova liga acadêmica da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste) foi criada e teve aula inaugural esta semana no Hospital Regional (HR). Tendo como preceptor o diretor das Faculdades de Medicina, Dr. Gabriel Carapeba, a liga abordará a fisiatria durantes seus encontros. Durante o evento, a convite de Carapeba, o vice-presidente da ABMFR (Associação Brasileira de Medicina Física e de Reabilitação), o médico Eduardo Rocha, ministrou uma palestra sobre o assunto e debateu com os acadêmicos presentes a importância da especialidade para a qualidade de vida do paciente.

HEROÍNAS DA RESISTÊNCIA Helena Junqueira, presidente do conselho do Núcleo TTerê, e Therezinha Ruiz, presidente da diretoria, recebem o cheque simbólico com o resultado do Troco Solidário da Havan: ajuda para continuar atender deficientes carentes

MOMENTO Renato Lotfi e a esposa Vera Lúcia, no descerramento da foto na galeria dos presidente do Tênis Clube

LIGA DE FISIATRIA Ismaylim Miguel, presidente da Liga Acadêmica de Fisiatria (Lafu), Eduardo Rocha, vice-presidente da ABMFR, e Gabriel Carapeba, diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste

Foto: Erika Foglia

 

Aviashow

A Feira de Aviação Desportiva - Aviashow 2019, também terá a Aeroagro –Feira de Tecnologia Agrícola, com exposição de produtos e serviços desse setor. De 24 a 26 de maio, no Aeroparque José Martins da Silva, em Regente Feijó.

 

Reserve a data!

É evidente que a onda revival dos anos 80/90 acabou virando um verdadeiro tsunami na indústria do entretenimento. Se a batida musical daquela época se torna irresistível quando o Dj começa a tocar, então você não pode perder a próxima edição da Discoteca 3.0 – A melhor e mais bem sucedida balada flashback de Prudente e região. O próximo encontro da turma oitentista já está marcado para o dia 13 de abril, na boate Glèd. Os fãs da festa já começaram a se conectar articulando um novo encontro para reviver os bons e velhos tempos com música boa e gente animada. Em breve mais informações. Vale a pena esperar!

 

Modernidade

Maria Helena Cerávolo informou que o Laboratório Unilab vai lançar um aplicativo, para que os pacientes possam agendar exames e conferir resultados, tudo através de maneira muito simples e interativa, no próprio celular.

 

Medo de dirigir

O automóvel é uma realidade tão presente em nosso dia a dia que sequer paramos para pensar muito a respeito. Esse objeto, de um lado, tão usual na rotina e essencial para realizar nossas atividades pode ser, por outro lado, a fonte de um medo incapacitante para algumas pessoas. Mas o “medo’ de dirigir pode ser tratado, diz o psicólogo Durval Ricci Junior, que se especializou no tratamento da fobia, e alia a terapia à pratica num simulador semelhante à cabine de um carro. “A realidade virtual vem ser uma grande aliada no combate à esses tipos de fobia. Ela permite a exposição do paciente em um ambiente controlado, supostamente real e o mais importante, com o acompanhamento do terapeuta”, comentou Ricci, que tem consultório no Edifício Torre Empresarial da Avenida Washington Luiz.

AVIASHOW 2019 Feira de Aviação Desportiva também terá a Aeroagro –Feira de Tecnologia Agrícola

PRESENÇA Arquiteto Tomas Virgili, entre os convidados do evento anual da Portobello, em São Paulo

 

RAPIDINHAS

...

Fez algo essa semana que pudesse ser útil para outras pessoas?

...

Que atos de gentileza você tem praticado?

...

A Croácia é um destino incrível, diz Fran Erbella, que lançou essa nova excursão da agência First Tour.

...

Wesley Cotini, presidente da OAB, visitou a Toledo Centro Universitário na sexta feira, e foi recepcionado pela reitora Zely Toledo Machado.

...

O DJ Eduardo Nogueira foi para Montevideo, capital do Uruguai, e adorou o passeio.

...

Ponto final: Gentileza gera gentileza.

Publicidade

Veja também