"The Crown"

Cinemateca

COLUNA - Cinemateca

Data 02/11/2022
Horário 06:00

DESLUMBRANTE: 
Sem dúvidas uma das séries mais ambiciosas, elaboradas e deslumbrantes da Netflix tem sua quinta temporada chegando ao catálogo dia 9 de novembro. O enredo se passa nos anos 1990, período turbulento para a família real, em que a realeza lutou a todo custo para manter suas tradições e sua relevância no mundo. A série, vencedora de 21 Emmys, teve seu elenco renovado com Imelda Statuton (a Dolores Umbridge de “Harry Potter”) como Rainha Elizabeth II, Dominc West como Príncipe Charles, Elizabeth Debicki como Princesa Diana e Jonathan Pryce como Príncipe Philip.

HISTÓRIA:
Criação de Peter Morgan acompanha a Família Real britânica desde a ascensão de Elizabeth II ao trono, e tal qual o símbolo que retrata, a série deslumbra ao mesmo tempo em que causa questionamento sobre sua relevância. A Coroa deve prevalecer. Esta é a mensagem principal da primeira temporada, que traz a Rainha Elizabeth II interpretada por Claire Foy, de início ainda apenas como a filha do soberano George VI (Jared Harris), e que assume o posto do pai inesperadamente após sua morte. Elizabeth sabia que seria a próxima a subir ao trono, mas nem sempre foi assim. Seu pai apenas se tornou rei porque seu irmão mais velho abdicou do cargo, mudando toda a linha de sucessão.

INTRIGAS:
A segunda temporada tem menos acontecimentos históricos e mais intrigas familiares. Um dos melhores episódios de toda a série, mostrando o encontro da soberana com John e Jackie Kennedy. O encontro das duas mulheres faz a rainha se sentir obsoleta e pouco interessante, até ela perceber a realidade da vida de Jackie. Já em seu terceiro ano com Olivia Colman como a rainha, agora em seus 50 anos, em um momento estável de seu casamento, mãe de Charles e Anne, agora figuras centrais na narrativa.

QUINTA TEMPORADA EM BREVE:
A verdade é que com a ascensão de Charles na trama, todos esperamos a introdução de Diana, mas por enquanto o que encontramos é o reflexo da criação de pais emocionalmente distantes, e o que a expectativa de uma possível sucessão faz com alguém tão vulnerável. Já na última temporada, não cai no erro de criar uma Diana com ares de santidade. Há camadas de defeitos na personagem e, como era de se esperar, isso só a torna ainda mais fascinante. 

SIGA: 
Para saber mais, siga @cine.macoteca no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos filmes e séries!
 

Publicidade

Veja também