Um gigante na saúde do Oeste Paulista: HR de Presidente Prudente celebra 25 anos de história

Unidade integra o Departamento Regional de Saúde XI e atinge a cobertura de mais de 720 mil pessoas

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 22/02/2022
Horário 05:20
Foto: Cedida
25 anos de história e referência em saúde
25 anos de história e referência em saúde

O HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, comemora, nesta terça-feira, o seu 25º aniversário. Inaugurado em fevereiro de 1997, o antigo HU (Hospital Universitário), foi adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo em 2009, e, recebeu a denominação de Hospital Regional, sob a gestão da  OSS (Organização Social de Saúde) Associação Lar São Francisco na Providência de Deus, tornando-se referência em assistência médica eletiva de média e alta complexidade para todo o DRS-XI (Departamento Regional de Saúde XI), possuindo a cobertura de mais de 720 mil pessoas de todo o Oeste Paulista.

Este gigante não só no tamanho, mas no coração e na saúde pública do interior paulista, transformou-se em referência no acolhimento aos pacientes infectados pela Covid-19 em 2020. Leitos de Unidade de Terapia Intensiva e enfermaria especializados contra o coronavírus foram abertos, mobilizando todos os colaboradores em uma batalha que, no início, ainda era desconhecida. Patrícia Ferreira Lopes, moradora de Tarabai, foi a primeira paciente do Hospital Regional com a confirmação de infecção pelo vírus a receber alta, após 34 dias de internação.

“O HR foi fundamental para a minha recuperação, fui prontamente atendida e essa agilidade fez toda a diferença no meu tratamento. Em termos de assistência eu não tive cuidadores, mas sim amigos. Só tenho a agradecer e a parabenizar o Hospital Regional, seus colaboradores não são apenas profissionais, eles também são humanos que possuem família e medos como a gente, porém, em momento algum me desampararam. Se não fosse todo amor e dedicação de cada um desta unidade, eu não estaria aqui hoje”, diz.  

Mas o que faz o HR ser uma referência em saúde no interior de São Paulo?

A resposta é simples, é a junção da utilização de alta tecnologia hospitalar, gestão assertiva e uma equipe guiada pela humanização e, principalmente, pelo amor. Segundo o diretor da unidade, Frei Tarcísio Marchini, cada colaborador do Hospital Regional é como se um fosse um órgão do corpo humano, possuem suas particularidades e são essenciais para o funcionamento de toda a estrutura.

“Cada colaborador, setor, função é vital e essencial. Cada um dentro da sua área de atuação tem sua relevância, mas a falta de um destes setores pode desencadear um processo de falimento deste hospital. Então é um sentimento de muita gratidão que eu tenho por cada um dos colaboradores, porque a humanização não acontece só no nível da administração, da assistência médica ou da enfermagem, ocorre em todos os setores, desde a higienização, copa, jardinagem e outras diversas. Cada um destes mais de dois mil colaboradores é como um órgão, de importância vital para o hospital”.

Além disso, o frade ressalta a assistência de qualidade ofertada pela unidade. “Nós proporcionamos assistência de qualidade, porque possuímos profissionais de ponta - em razão de sermos um hospital de ensino - que tem por objetivo formar especialistas. Por isso, temos médicos e profissionais de diversas áreas da saúde, excelentes em conhecimento e técnica, até mesmo por possuirmos Programas de Residências que atraem profissionais de todo o país”, destaca.

Um hospital que transforma vidas
A telefonista Marta Silva Vieira, está na instituição há 24 anos e conta emocionada que tanto o HU, quanto o HR, transformou sua vida e expressa gratidão pelo que conquistou através de seu trabalho. “Foi aqui que desenvolvi a condição de poder educar e ver crescer os meus filhos. Comecei como copeira no antigo Hospital Universitário e a atual gestão confiou no meu empenho, logo fui promovida para o setor de telefonia. Amo a minha função, ser reconhecida pela minha voz e por quem sou. Não me vejo em outro lugar e isso só foi possível graças ao Hospital Regional, muito obrigada!”, afirma Marta com lágrimas nos olhos.

Hospital Selado
A diversidade de serviços com atendimento de excelência é reconhecida por meio de prêmios e moções que o HR de Presidente Prudente recebe. O mais recente e mais importante de sua história - até então - é o título de único hospital 100% SUS do país com o Selo de Compromisso com a Qualidade Hospitalar. Desta forma, a unidade hospitalar alcançou a Conformidade do Programa CQH - Compromisso com a Qualidade Hospitalar, mantido pela APM (Associação Paulista de Medicina) e visa estabelecer protocolos e critérios de qualidade para as instituições de saúde, visando garantir uma assistência mais segura e eficiente à população. Além de possuir o Selo Intermediário de Hospital Amigo do Idoso, que garante aos idosos atendidos e seus acompanhantes um tratamento mais atento e especializado às suas necessidades. 

GRATIDÃO, OESTE PAULISTA!

SAUDE COM QUALIDADE E SEM DISCRIMINAÇÃO
Mais uma vez quero deixar falar o coração, como sempre fiz em minha vida. Sei que sentimentos nem sempre são compreendidos, mas não me importo com as diferentes interpretações que as pessoas costumam das às minhas palavras. Aliás, entre discorrer sobre qualquer assunto e praticar uma boa ação, não tenho dúvida: prefiro agir. Assim tenho feito ao longo da minha vida e posso garantir que jamais encontrei facilidades ela frente. Ao contrário: em tudo o que fiz e faço surgem muralhas que só não são instransponíveis porque Deus existe.

Construir um grande hospital em Presidente Prudente era um sonho acalentado por quem sempre almejou o bem dessa terra: o saudoso médico Domingos Leonardo Cerávolo. Quis a providência divina que eu fosse privilegiado em ter desfrutado de sua convivência. mais que isso, pude compartilhar suas aspirações antes mesmo de fundar a Apec (Associação Prudentina de Educação e Cultura) que originou a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

Cerávolo pensava com a grandeza de quem pratica o bem. Não bastava o hospital. Ele preconizava a instalação da faculdade de medicina. Nesse caso, não importava a ordem do que viria primeiro. Fiz do seu sonho o meu sonho, com o mesmo com o mesmo ideal de oferecer ao povo a oportunidade de viver com dignidade ao cuidar do que existe de mais rico em todos nós: a saúde.

Instalei a faculdade de medicina, oferecendo aos estudantes do curso um aprendizado de alta qualidade. Renomados professores e equipamentos de última geração têm permitido à Unoeste formar bons médicos capazes de atuar no mercado nacional e internacional. Estou construindo um dos maiores hospitais universitários do mundo, ao qual dei o nome de Cerávolo. Dos 1.100 leitos projetados, cerca de 200 estão em funcionamento desde fevereiro do ano passado, mantendo a média diária de mais de 90 pacientes internados, 450 consultas nos planos público e privado e cerca de 260 cirurgias mensais. ...A benemerência é a bandeira desta nossa instituição. Antes de tudo, o Hospital Universitário Dr Domingos Leonardo Cerávolo é um prestador de serviço social. Somente no seu primeiro ano de funcionamento, mais de 200 mil pessoas receberam atendimento gratuito.

Agripino Lima
Reitor

Texto publicado em uma revista especial feita pelo Departamento de Comunicação da Unoeste, em 1998, um ano após a inauguração e o início dos serviços no hospital.

 

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DA HISTÓRIA DO HR

1997 – A unidade é inaugurada como (HU) Hospital Universitário

2009 – O hospital é adquirido pela Secretaria de Saúde do Estado e a ALSF, renomeando como Hospital Regional de Presidente Prudente

2010 – Inauguração do AME e da Farmácia de Medicamentos Especializados

2010 – O HR recebe a terceira unidade do PAI (Polo de Atenção Intensiva à Saúde Mental), sendo a primeira do interior do Estado

2012 – Prêmio Gestão de Qualidade – Coren (SP)

2013 – Prêmio destaque no 1º Fórum de Humanização da SES-SP

2016 – Premiado pela segunda vez com o Prêmio Destaque de captação de órgãos

2017 – Obtenção do Selo Inicial Hospital Amigo do Idoso

2018 – Prêmio Hospital Amigo do Transplante e premiado pela quarta vez com o Prêmio Top Of Mind Facopp

2019 – Obtenção do Selo Intermediário Hospital Amigo do Idoso e de Compromisso com a Qualidade Hospitalar

 

Fotos: Cedidas


25 anos de história e referência em saúde


Frei Tarcísio Marchini, diretor do HR e AME


Registro de 2019, quando o HR alcançou o selo de Compromisso com a Qualidade Hospitalar, único hospital 100% SUS a possuir o título no Brasil


Frei Francisco Belotti, presidente da Associação e o Governador de São Paulo João Doria


Patrícia, primeira alta por Covid-19 na pandemia


Marta, na instituição há 24 anos, conta emocionada que tanto o HU, quanto o HR, transformou sua vida


1997 – inauguração do hospital


Inauguração do então Hospital Universitário e da capela

 

 

 

Publicidade

Veja também