Um óculos na terceira idade é muito mais que um “óculos”

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 04/02/2026
Horário 05:00

Com certeza, ficar sem ver não é fácil, ou melhor, é muito perigoso. Nesta semana, no domingo, fiquei um dia sem meus óculos. Não sei onde deixei. Procurei na bolsa, no carro, na casa, na cama, até tentei lembrar o caminho q fiz e o período que poderia ter deixado, mas nada, nada mesmo, nenhuma possibilidade de saber onde ele está.
As limitações são grandes! Queria ver o celular, mas  tudo estava embaçado. Sem nitidez. Tentei ler, mas também não conseguia, as letras se misturavam e ficava incompreensível. Olha que são apenas dois graus e para perto.
Enfim, há que não encontrei, fui para o plantão. Na troca de horário, conversando com um colega, eu disse que estava sem óculos. Ele também já com seus 60 anos pegou o dele e deu para eu provar, e ver o que achava; e olha que ficou bom! Claro que ainda não era perfeito, mas agora poderia ler e usar a internet e ter no trabalho mais segurança.
Tenho atendido muitos idosos que estão limitados por não terem uma boa visão. Limitadíssimos por não poderem caminhar com segurança, limitados para as simples atividades diárias dentro do próprio lar, limitados por não poderem ler ou assistir televisão, enfim perdem autonomia e independência.
O triste é que o tempo avança e, sem os cuidados com a visão, esta limitação produz riscos de quedas. E estas quedas em muitos idosos infelizmente produzem fraturas graves em braço, perna, joelho, tornozelo ou mesmo do quadril, já que não conseguem ver um degrau ou mesmo uma água parada, buraco, desnível, calçada ou um objeto a sua frente.
É importante alertar que no processo de envelhecimento, temos modificações no corpo humano e a visão é uma das principais mudanças, seja o glaucoma ou a mais frequente, que é a catarata.
Como filhos ou mesmo cuidadores, temos que ter este conhecimento e cuidado com nossos entes queridos e os levarmos periodicamente para uma avaliação médica, com um oftalmologista. Especialmente se nosso idoso já passou dos 60 ou 70 anos, pois com certeza haverá diminuição da visão. O cuidado para uma vida saudável e segura e o que queremos.
Ah! Um dia depois (segunda à noite), meu óculos foi “encontrado” no carro da esposa!
 

Publicidade

Veja também