"Uma batalha após a outra"

Cinemateca

COLUNA - Cinemateca

Data 01/10/2025
Horário 08:09

A primeira crítica que vi sobre o novo longa do Leonardo DiCaprio foi que o filme "poderia definir o século 21". A obra-prima de Paul Thomas Anderson é ambiciosa, eletrizante e cativa do começo ao fim! 

Enquanto palavras como “republicano” e “democrata” jamais são proferidas, a força que sublinha cada instância de uma batalha vem de uma frustração visível com os dilemas modernos, e uma preocupação ainda maior com o que vem depois.

O cotidiano em apuros, porém, é algo que Perfidia (a protagonista), no mais íntimo dos íntimos, gosta. Ela sente um tesão (literalmente) de estar nas trincheiras, explodindo bancos e desafiando o sistema, tanto que é difícil dizer se ela descobriu isso depois que alistou na causa do grupo revolucionário French 75, ou se ela só assumiu esses ideais porque eles dariam espaço para essa proximidade ao perigo. 

Leonardo também está marcante e muitos consideram uma das melhores atuações de sua carreira. Aqui ele investiga como pais e filhos, militantes e militares, revolucionários e burocratas tentam sobreviver, resistir e se reinventar em meio a um sistema que parece sempre engoli-los e moldá-los para que façam com que a América “seja grande de novo”. 

Vindo forte para a temporada de premiações, o longa está nos cinemas! Vale a pena assistir! 

SIGA: 
Para saber mais, siga @cine.macoteca no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos filmes e séries!
 

Publicidade

Veja também