Vicentini Gomez fala a alunos sobre a importância da escrita 

Ator, cineasta e escritor ministrou palestra hoje, em forma de brincadeira, sobre ofício da arte de escrever para crianças do Colégio Prudente 

VARIEDADES - CAIO GERVAZONI

Data 04/10/2022
Horário 20:08
Foto: Caio Gervazoni/ O Imparcial
Vicentini entreteve alunos com perguntas e conduziu a encenação de uma pequena história com fantoches
Vicentini entreteve alunos com perguntas e conduziu a encenação de uma pequena história com fantoches

O ator prudentino Vicentini Gomez, que também é cineasta e escritor, realizou na manhã de hoje, uma palestra lúdica a alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental do Colégio Prudente, sobre a importância da escrita. 
De modo a exercitar a criatividade dos pequenos, Vicentini entreteve os alunos com diversas perguntas provocativas a respeito do que eles conheciam sobre a arte de escrever e, na sequência, conduziu a encenação de uma pequena história sobre o resgate da garota Mariazinha por um grupo de amigos, com a participação das crianças usando fantoches.
Segundo o escritor, a ideia de desenvolver o projeto veio durante a pandemia como forma de ressignificar a importância da escrita e da leitura junto às crianças em uma dinâmica que associe o aprendizado à brincadeira. Tudo isso, de modo a semear entre os mais novos a relevância da função social de quem escreve. 
“Criei objetivamente este processo de ensinar, principalmente, crianças sobre o ofício da arte de escrever, de interpretar”, relata Vicentini. “Todo mundo conversa com seus filhos, ou na própria escola, sobre as mais variadas profissões, mas ninguém fala do ser escritor. O ser escritor é uma das profissões mais rentáveis do mundo: jornalismo, literatura, televisão, cinema, teatro... tudo isso tem a função de um escritor por trás. Então, resolvi provocar os alunos e isto está sendo bem interessante porque, com eles brincando, torna o aprendizado mais interessante”, confidencia o artista, que recentemente retornou de uma turnê por Estados do Norte e Nordeste do país. 

Pequenos participantes

O aluno Heitor Prado e Silva contou que adorou a dinâmica da palestra. Questionado sobre se gostaria de ser um escritor, o garoto abriu um leque variado de opções. “É, acho que sim, já que vou ser várias coisas. Sou um inventor de histórias mais ou menos, só faço algumas vezes no meu livrinho, já tentei fazer [a história] do Saci na minha apostila”, contou Heitor. 
A aluna Helena de Oliveira também gostou do evento, sobretudo dinâmica que envolveu participação da criançada na história do resgate de Mariaziha, encenada durante a palestra. “Adorei. Achei tudo interessante por fazer a gente usar a criatividade. Achei legal a parte que salvam a Mariazinha”, contou a menina sobre um trecho da encenação que a encantou.  

Mais escolas

De acordo com Vicentini Gomez, o projeto com palestras lúdicas sobre a importância da escrita abarcará mais escolas em Presidente Prudente a partir do ano que vem. “Esse leque também abriu para o Brasil inteiro. Não cobro nada pelas palestras, apenas que a escola faça a aquisição de um livro infantil meu”, finalizou o artista. 

Cedida

Maria Clara Rodrigues Espiniano fez questão de pegar seu livro autografado

Publicidade

Veja também