Vila Nova Prudente recebe a peça “Hoje Tem Espetáculo”

Última apresentação do projeto Rosa dos Ventos no Pontal: Lugares nunca Dantes Navegados será nesta quarta-feira, às 20h

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 25/04/2023
Horário 20:57
Foto: Marcel Sachetti
Aproximadamente 1.800 pessoas prestigiaram “Hoje Tem Espetáculo” durante a circulação
Aproximadamente 1.800 pessoas prestigiaram “Hoje Tem Espetáculo” durante a circulação

A trupe prudentina encerra hoje seu projeto Rosa dos Ventos no Pontal: Lugares nunca Dantes Navegados, com uma apresentação extra, no bairro Vila Nova Prudente. E a promessa é de muita diversão. A encenação pode ser conferida nesta quarta-feira, às 20h com o espetáculo “HTE” (“Hoje Tem Espetáculo”). 
Segundo Tiago Munhoz, a proposta do grupo com o projeto era se apresentar em lugares onde ainda não havia estado no Pontal do Paranapanema e também registrar um pouco de suas histórias das andanças, em seus recém completados 24 anos de existência e trabalho na região. 
“Iniciamos a circulação em março e passamos por Sandovalina, Euclides da Cunha Paulista, Ribeirão dos Índios, Marabá Paulista, Regente Feijó e o Jardim Panorâmico em Presidente Prudente. As apresentações foram um verdadeiro sucesso! É sempre bom nos apresentarmos em nossa região. O público mostra um carinho imenso pela gente toda vez que temos essa oportunidade”, expõe Tiago, que calcula que aproximadamente 1.800 pessoas prestigiaram a peça “Hoje Tem Espetáculo” durante a circulação. 
Ele destaca que resolveram encerrar o projeto no bairro Vila Nova Prudente, por ser um local que o grupo tem muito carinho, pela possibilidade que tiveram de poder trabalhar com aulas de circo com muitas crianças daquela região e por ser um bairro que ainda não tiveram a oportunidade de levar suas apresentações. “Vamos fechar com chave de ouro!”, exclama o palhaço.

Para toda a família

A peça “Hoje Tem Espetáculo!” tem um significado especial, não só por ser a montagem mais antiga do grupo, mas também porque ela tem o currículo mais extenso, somando mais de 500 apresentações, sendo que boa parte delas aconteceu na região de Presidente Prudente, principalmente o Pontal do Paranapanema.
A peça foi criada a partir de clássicos de palhaço, com números, entradas e piadas que são vistas no circo há pelo menos uns 200 anos. Com palhaços verborrágicos, verdadeiros nas relações, improvisadores e convocadores da participação popular, os artistas do Rosa dos Ventos fazem uma leitura própria de elementos tradicionais da cultura circense.
A peça é apresentada pelos palhaços Dez Pras Sete, Custipíl e Seu Lavanco, que se revezam nas funções de artistas de circo e músicos-sonoplastas. “A proposta é divertir o público, com as mais caricatas relações cômicas e os conflitos mais distantes da vida cotidiana. ‘HTE’ é um espetáculo interativo, onde não existe a quarta parede da sala de teatro, e assim o público está sujeito a intervir e participar das cenas do começo ao fim”, frisa Tiago Munhoz.
A apresentação tem o apoio do Galpão da Lua e o projeto foi aprovado no Edital 42/2022 – Cidadania Cultural / Produção e Realização de Projeto Cultural / Pontal 2030 do ProAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo.

SERVIÇO
Dia 26 de abril – às 20h
Peça: “Hoje Tem Espetáculo”
Local: Rua São João Batista, esquina com Rua Francisca Colino Matheus – Vila Nova Prudente

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO:
Criação e concepção: Grupo Rosa dos Ventos
Linguagem: Artes cênicas, Circo e Teatro de Rua
Estreia: Abril de 2001
Elenco: Fernando Ávila, Luís Valente e Tiago Munhoz
Criação musical: Robson Toma e Grupo Rosa dos Ventos
Cenário: Deva Bhakta e Grupo Rosa dos Ventos
Arte Gráfica: Ricardo Bagge
Duração: 50 minutos



 

Publicidade

Veja também