Virada SP chega a Prudente neste fim de semana com shows gratuitos

Programação será aberta ao público e distribuída em 4 locais da cidade; serão 24h de atrações, a partir das 18h de amanhã

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 09/12/2022
Horário 08:00
Foto: Marcos Hermes/Divulgação
No encerramento, um dos shows mais aguardados: o Violivoz, com Chico César e Geraldo Azevedo
No encerramento, um dos shows mais aguardados: o Violivoz, com Chico César e Geraldo Azevedo

Presidente Prudente será palco de uma verdadeira maratona cultural neste fim de semana. A Virada SP, iniciativa da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) e Economia Criativa do governo de São Paulo, chega à cidade com diversas apresentações da cena artística nacional e internacional. O evento totalmente gratuito ocorre durante 24 horas e confere a Presidente Prudente, assim como aos outros 21 municípios contemplados pela ação, o título de capital estadual da cultura de 2022.
A programação será aberta ao público e distribuída em cinco locais da cidade: Praça do Centenário, Quadra Coberta do Parque do Povo, Centro Cultural Matarazzo, Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo e Espaço Laje.
O evento começa neste sábado, às 18h, com duas atrações simultâneas, tão empolgantes quanto diferentes. A banda “U2 Cover Station” estará no palco da Praça do Centenário e promete empolgar o público com os sucessos da banda irlandesa mais famosa do fim dos anos 1970. Na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo, a plateia fica com o brasileiríssimo “Especial Cantos do Sertão”.
O palco da Praça do Centenário recebe ainda a banda de rock brasileiro Leela (20h), e na sequência, às 22h30, Pedra Branca, um dos maiores grupos de World Music com um repertório multicultural, baseado na música étnica tradicional e mundial.
No domingo, às 11h, é a vez do Grupo Taquitá, que chega com o “Brincando Música”, especialmente para o público infantil e toda a família. A cor local fica com a banda prudentina MÉDIA7 e, fechando o palco, no domingo, às 18h30, um dos shows mais aguardados da Virada, o “Violivoz”, com a dupla Chico César e Geraldo Azevedo.

Outras atrações

Para os amantes do rap, a Virada SP traz para o Palco Volante da Praça, o show do rapper Arnaldo Tifu (19h), seguido pela apresentação do grupo local de taiko, os tradicionais tambores japoneses, Dantai Fênix (21h30). No domingo, é a vez de Ferri Strings (14h) apresentando “Sunday Fanny” e Cida Ajala com o show “Inspirações”, a partir das 17h30.
O show “Acorde para Ouvir”, de Paulo Moreira e Banda (19h), seguido por Margareth Reali com “Sentinela do Futuro” (22h) estarão no auditório Sebastião Jorge Chammé, no Centro Cultural Matarazzo. No mesmo local, na madrugada, a plateia curte o sambajazz do Black Piano (0h30). Também no Matarazzo, a Cia Aliteatro apresenta a peça “O Perico”, às 14h do domingo.
Para quem está atrás de humor, não pode perder “Uma noite com Marcelo Mansfield” na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo, a partir da meia-noite. Marcelo, que já esteve à frente do “Clube da Comédia”, traz um espetáculo com textos de humor sobre a vida e o cotidiano, além de personagens construídos ao longo dos seus dez anos de carreira, alguns que também fizeram parte do “Terça Insana”, grupo humorístico do começo dos anos 2000, criado pela atriz Grace Gianoukas, na capital paulista.
O Espaço Laje recebe “Poesia a Ferro”, no domingo, a partir das 10h e Cia Mudança de Presidente Prudente com “Retrovisor”, às 12h.

Acesso à cultura

“O programa Virada SP amplia o grau de acesso da população a uma programação cultural de grande qualidade em todas as regiões de São Paulo”, afirma Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado. “Há também um impacto positivo na economia das cidades parceiras e o fortalecimento da produção cultural paulista. Trata-se de uma ação bem-sucedida que resulta da política de descentralização de investimentos do governo de São Paulo”.
Com a Virada SP de Presidente Prudente, conforme Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, gestora da ação, “concluímos o projeto para 2022”. “Estamos muito felizes com o sucesso que alcançamos em cada cidade, a parceria com as prefeituras e poder levar uma programação diversa, incluindo artistas locais e grandes nomes da música nacional e internacional”, diz.
 Presidente Prudente é o 22º município a receber a Virada SP este ano. No começo de agosto, Adamantina e Ubarana inauguraram o evento que este ano voltou ao formato presencial, depois de dois anos realizados virtualmente em função do isolamento imposto pela pandemia.
O secretário municipal de Cultura, Yuri Reis, afirma que a retomada do evento em Prudente, depois de cinco anos, é muito gratificante. “Incentivo aos artistas e músicos da nossa região, fomento à economia local, além de proporcionar à nossa população atrações culturais grandiosas e de muita qualidade”.
A Virada SP de 2022 tem um investimento de R$ 15,7 milhões, orçamento recorde na história das Viradas pelo Governo do Estado. A previsão é que, mais uma vez, o impacto econômico seja significativo com destaque para a geração de empregos diretos e indiretos nas regiões participantes.
 
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
(Todos os eventos na madrugada acontecem do sábado para o domingo)

 
Palco Praça do Centenário
Sábado (10/12)
18h - U2 Cover Station
20h - Leela
22h30 - Pedra Branca
 
Domingo (11/12)
11h - Grupo Taquitá – “Brincando Música”
13h - MÉDIA7 – “Na dúvida, divida”
16h - Terra Celta
18h30 - Chico César e Geraldo Azevedo – “Violivoz”
 
Palco Volante - Quadra Coberta do Parque do Povo
Sábado (10/12)
19h - Arnaldo Tifu
20h30 - Mlks Pretos de Lugar Nenhum - Afrodeus
21h30 - Grupo de Taiko Dantai Fênix - Vibração dos tambores japoneses
23h - Alliblack
 
Domingo - (11/12)
1h30 - Negreen The Creator – “Raízes e sementes”
3h - Filhos da Ciça – “Roxo”
14h - Ferri Strings – “Sunday Fanny”
17h30 - Cida Ajala – “Inspirações”
 
Centro Cultural Matarazzo - Auditório Sebastião Jorge Chammé
Sábado (10/12)
19h - Paulo Moreira e Banda – “Acorde Para Ouvir”
22h - Margareth Reali – “Sentinela do Futuro”
 
Domingo (11/12)
00h30 - Black Piano – “Sambajazz”
14h Cia - Aliteatro – “O Perico”
 
Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo
Sábado (10/12)
18h - Especial cantos do Sertão
21h - Varal
 
Domingo (11/12)
00h – “Uma Noite com Marcelo Mansfield”
 
Espaço Laje
Domingo (11/12)
10h - Banda Verso e Caos, com o show “O Desperto Dragão Arrogado”
12h - Cia Mudança de Presidente Prudente – “Retrovisor”
 
Intervenção Itinerante
Cornucópia Desvairada

Divulgação

Grupo Taquitá chega com o “Brincando Música”, especialmente para as crianças e toda a família


 

Publicidade

Veja também