Viveiro Municipal de Anastácio está com novidades para plantio e doação

Local oferece diversidade de mudas de árvores frutíferas, plantas nativas e arbóreas, que são cultivadas em estufas

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 01/02/2024
Horário 07:10
Foto: Cedida
Viveiro Municipal de Santo Anastácio oferece mudas de árvores frutíferas, arbóreas e plantas nativas
Viveiro Municipal de Santo Anastácio oferece mudas de árvores frutíferas, arbóreas e plantas nativas

O Viveiro Municipal de Santo Anastácio, que hoje funciona no Posto de Sementes, está com uma grande diversidade de mudas, cultivadas em estufas e preparadas com todo cuidado pelo servidor José Aparecido da Silva.

O local também faz cultivo de espécies para incentivar a arborização e recuperação de áreas degradadas, que são focos das ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. No Viveiro Municipal são cultivadas plantas nativas, arbóreas e frutíferas. As mudas produzidas pelo município são doadas à população e usadas para paisagismo urbano.

Hoje o viveiro tem disponível para doações e plantios mudas de: manga, pitanga, maracujá-doce, morango, jaca, gabiroba, acerola, fruta-do-conde, limão-rosa, pimenta, ingá, sansão-do-campo, mil-cores, pingo-de-ouro, vinca, acácia, primavera, pata-de-vaca, jambolão, olho-de-dragão, ipê (amarelo, rosa e branco), hibisco, entre outros.

O diretor municipal de Meio Ambiente, Euclides Soares de Freitas, explica qual a forma de doação adotada pela pasta. “O nosso captor colhe as espécies que entendemos como adequadas para arborização urbana. Os servidores então colocam as sementes no berçário ou estufa, fazem o processo de germinação, colocam a muda em sacolinhas até atingirem um tamanho que a gente entende que não vai perder, e a partir daí fazemos as doações ou levamos para o paisagismo”.

Saiba mais
O morador que se interessar em requerer a muda (cada pessoa tem direito a 15 mudas), deve fazer o pedido diretamente na Secretaria do Meio Ambiente, no Paço Municipal, que fica na Rua Barão do Rio Branco, nº 220 – centro, e apresentar o RG, CPF e um comprovante de endereço no ato da inscrição, que deverá ser preenchido.

Foto: Cedida

Cada munícipe tem direito a 15 mudas do Viveiro Municipal

Publicidade

Veja também