"Whiplash - Em busca da perfeição"

Cinemateca

COLUNA - Cinemateca

Data 08/06/2022
Horário 08:00

Carreira
Com apenas mais um longa-metragem em sua carreira de direção, Damien Chazelle aposta outra vez no jazz para compor sua narrativa. Desta vez, contudo, o diretor não nos traz um musical e sim um drama focado em um único estudante de música, um baterista que deseja ser um dos grandes, mais especificamente Charlie Parker. Mas “Whiplash” vai além de um filme sobre o jazz; trata-se de um olhar intenso e perturbador sobre a dedicação, sobre o que o subtítulo já deixa claro: a busca pela perfeição.

Consagração
Consagra a atuação de J.K Simmons que recebeu mais de 40 prêmios pelo longa. Miles Teller também brilha no papel de protagonista. Uma curiosidade interessante é que todo o filme foi filmado em 20 dias.

Enredo
Andrew sonha em ser o melhor baterista de sua geração. Ele chama a atenção do impiedoso mestre do jazz Terence Fletcher, que ultrapassa os limites e transforma seu sonho em uma obsessão, colocando em risco a saúde física e mental do jovem músico. O professor, porém, tem métodos peculiares, especialmente aos olhos super protetores do mundo de hoje. E não tarda para que sangue e suor, literalmente, comecem a encharcar a bateria enquanto o novato é humilhado de inúmeras maneiras em prol da virtuose.

Incrível
A direção cuidadosamente cria um impactante e inesquecível clímax, que subitamente acelera o ritmo da obra após um momento de calmaria. Trata-se de uma sequência nada menos que genial, construída apenas por um solo de bateria e a interpretação conjunta de Simmons e Teller, com uma presença homeopática de diálogos. O diretor sabiamente dá o passo final de seus personagens nesse momento, de forma orgânica e memorável, sedimentando, de uma vez por todas, a qualidade de seu filme que tão bem une o cinema à música, nos deixando angustiados, empolgados e mais do que satisfeitos ao fim da projeção.

Siga
Para saber mais, siga @cine.macoteca no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos filmes e séries!
 

Publicidade

Veja também