1ª Caminhada Rosa ocorre neste domingo em Prudente

Idealizada pelo mastologista Rafael Sá, evento - que é realizado pela AAPC e Amigas do Peito - aguarda de 300 a 400 participantes; você está convidado

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 07/10/2022
Horário 23:04
Foto: Cedida
Para que tudo fique ainda mais bonito, organização pede que vistam branco ou rosa
Para que tudo fique ainda mais bonito, organização pede que vistam branco ou rosa

Outubro Rosa! Atenção crianças, adolescentes, adultos, idosos, papais, mamães, amigos, amigas, todo, todo mundo. Vocês estão convocados a participarem, neste domingo, da 1ª Caminhada Rosa, que tem como objetivo a prevenção contra o câncer de mama. Idealizada por um dos “médicos anjos”, o mastologista, Rafael Sá, e realizada pela AAPC (Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente), juntamente com o grupo Amigas do Peito, a caminhada começará no recuo do Parque do Povo (em frente à TV Fronteira), às 8h30. Seguirá até a Avenida Manoel Goulart, subindo ao lado da pista da Unesp (Universidade Estadual Paulista), passando em frente a Casa do Médico, ao lado da Praça Cinquentenário e voltando ao local de início.
“Esperamos uma média de 300 a 400 pessoas. Todas as pessoas podem participar porque o percurso é curto e a caminhada será bem tranquila, com foco em pacientes que já tiveram câncer de mama ou que estão com a doença e os médicos liberaram para fazer essa atividade”, expõe Cássia Régia Sonvesso Sperini, presidente das Amigas do Peito.

“TODAS AS PESSOAS PODEM PARTICIPAR PORQUE O PERCURSO É CURTO E A CAMINHADA SERÁ BEM TRANQUILA, COM FOCO EM PACIENTES QUE JÁ TIVERAM CÂNCER DE MAMA OU QUE ESTÃO COM A DOENÇA E OS MÉDICOS LIBERARAM PARA FAZER ESSA ATIVIDADE”
Cássia Régia Sonvesso Sperini

Para que fique tudo ainda mais bonito, Cássia pede que todos estejam vestindo camisetas rosas ou brancas. “Em frente o recuo do Parque do Povo terá uma barraca da Secretaria Municipal de Saúde que estará aferindo a pressão arterial antes da caminhada. Ali serão distribuídos copos de água também e, ao final, suco. Durante o percurso, profissionais de educação física estarão em um trio elétrico motivando os participantes com paradas e coreografias para animar ainda mais os participantes”, adianta.

Outubro Rosa na rua

O mastologista, Rafael Sá, lembra a importância de levar para a rua a conscientização sobre o Outubro Rosa. Ele já destaca de imediato que a prática esportiva só traz benefícios às pessoas de modo geral, reduz doenças cardiovasculares e atua na prevenção primária do câncer de mama. 
A recomendação, segundo ele, é de que sejam realizados 150 minutos por semana de algum tipo de esporte/atividade física e a caminhada é um exemplo. “A ideia da Caminhada Rosa surgiu exatamente após vivenciar o sedentarismo de muitas mulheres durante as consultas médicas. A prática esportiva também é de grande importância para as mulheres que já venceram o câncer de mama, reduzindo a taxa de recidiva e aumentando a sobrevida. Ou seja, a ideia de levar a conscientização sobre o Outubro Rosa para a rua é para realmente causar um impacto social para a qualidade de vida das nossas mulheres”, frisa o médico.

Esporte é fundamental

Cássia salienta que com essa caminhada querem mostrar para as mulheres que já tiveram câncer de mama e todas as outras também que a prática de esportes, de exercícios físicos, é muito importante para a prevenção de várias doenças, principalmente o câncer. 
Que a prática de atividade física, seja ela qual for, vai ajudar na prevenção desse mal. E o mais importante ainda, que essa prática de exercícios é “fundamental” para as mulheres que venceram a doença. “Temos estudos, evidências científicas que comprovam isso. Que a prática de exercícios físicos reduz a mortalidade de um modo geral e a ter um câncer futuro. Então, esse evento simboliza a prevenção ao câncer de mama através da prática de esporte”, acentua a presidente do grupo Amigas do Peito. 


 



 

Publicidade

Veja também