1ª Felsa reúne empreendedorismo, ESG e inovação em escola estadual de Pirapozinho, nesta quarta

Feira do Empreendedor organizada por estudantes na unidade Lúcia Silva de Assumpção, das 8h às 11h30, tem entrada aberta ao público

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 03/12/2025
Horário 06:15
Foto: Cedida
Escola Estadual Lúcia Silva de Assumpção fica na Rua José de Alencar, 830, no centro de Pirapozinho
Escola Estadual Lúcia Silva de Assumpção fica na Rua José de Alencar, 830, no centro de Pirapozinho

A EE (Escola Estadual) Lúcia Silva de Assumpção, de Pirapozinho, será palco, nesta quarta-feira, das 8h às 11h30, da primeira edição da Felsa (Feira do Empreendedor). Organizada pelos estudantes do Curso Técnico em Vendas, o evento será aberto ao público e reunirá empresas, instituições de ensino, comunidade e jovens empreendedores, em uma manhã de aprendizado e oportunidades.

Com o tema “Quem pesca junto, pesca melhor!”, a Felsa busca destacar a força da união, da colaboração e da inovação como pilares para o sucesso no mercado contemporâneo. Embasados no conceito de que “vendedores entregam soluções e confiança”, os estudantes das turmas 2º e 3º C Tec apresentarão projetos que dialogam com o universo das vendas e também com responsabilidade socioambiental, estes alinhados aos princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança) e aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas). 

Sob orientação do professor Marcus Vinícius Pinheiro da Conceição, os alunos aplicam na atividade todo o conteúdo vivenciado ao longo do curso: técnicas de vendas, comunicação, abordagem, persuasão, pesquisa de mercado, ESG, responsabilidade social e apresentação profissional. “Mais do que uma feira, a Felsa é um ambiente de protagonismo juvenil, onde ideias se tornam ações e onde o aprendizado ganha valor real, preparando os alunos para desafios futuros - acadêmicos e profissionais”, comenta o docente.

Entre as atrações e atividades da Felsa, estão previstos os estandes temáticos com projetos ESG e ODS desenvolvidos pelos alunos; divulgação de informações e demonstrações de empresas locais e regionais; testes de Perfil Empreendedor; orientação profissional e caminhos acadêmicos; dicas sobre comportamento e valor no mercado de trabalho; concurso de melhor banca; networking com executivos e profissionais convidados; além de sorteio de brindes exclusivos ofertados pelas instituições parceiras.

Confirmaram presença no evento as seguintes empresas e instituições: Yamaha GP Motocicle, Toyota, DuPont, Usina Cocal, Pesqueiro, Ferreira Mel, ACE (Associação Comercial e Empresarial), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sicredi, IFSP (Instituto Federal de São Paulo), Fatec (Faculdade de Tecnologia), UniPrudente, HomeBiogás, entre outros parceiros.
“A participação dessas organizações reforça a credibilidade da feira e demonstra a relevância dos projetos apresentados pelos estudantes - jovens que já começam a despertar o olhar do mercado para seu potencial profissional”, frisa Marcus Vinícius.

1ª Felsa Vendas

Durante a feira, cada grupo apresentará seu estande destacando como seu tema contribui para metas específicas dos ODS, reforçando a importância de formar profissionais que compreendem o mercado, mas também o impacto de suas ações na sociedade.

Os projetos abordam impacto social, ambiental e educativo, integrando práticas de vendas, propósito e consciência cidadã. 
Entre os temas trabalhados, a turma 2º C Tec ficou com Preservação do Meio Ambiente – Política de preservação ambiental; SOS Animais – Bem-estar animal e sustentabilidade; Assistência Social – Inclusão e apoio à comunidade; MEI – Microempreendedor Individual – Governança e formalização; e Combate à Homofobia – Políticas sociais de respeito e diversidade.

Já a turma 3º C Tec trabalhou assuntos, como Combate ao Racismo – Direitos humanos e equidade racial; Biblioteca Comunitária – Acesso à leitura e incentivo cultural; Curso Pré-vestibular em Pirapozinho – Educação como ferramenta de transformação; Conscientização Ambiental – Ações sustentáveis no cotidiano; e o Projeto Nutri Esporte – Saúde, bem-estar e governança social.

Publicidade

Veja também