1º Festival de Pesca com Caiaque movimenta Prudente no domingo

Evento será realizado das 7h às 17h, no Balneário da Amizade; homens e mulheres a partir de 18 anos podem participar da prova embarcada

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 09/03/2022
Horário 06:56
Foto: Freepik
Conforme a organização, são aguardados de 35 a 40 participantes
Conforme a organização, são aguardados de 35 a 40 participantes

Neste domingo, das 7h às 17h, o Balneário da Amizade promete estar bastante animado com a realização do 1º Festival de Pesca com Caiaque Amador ao Tucunaré, pelo sistema pesque e solte. Homens e mulheres a partir de 18 anos podem participar da prova de pesca embarcada exclusivamente em caiaques a remo ou pedal, sendo a disputa individual. Inscrições podem ser feitas até no dia, no local. Mas quem quiser garantir antecipadamente o endereço está no serviço da matéria.
O evento é uma iniciativa do governo de Presidente Prudente, por meio da Setur (Secretaria Municipal de Turismo) Não será permitida a participação de menores.
Segundo a assessoria da pasta, que tem à frente o secretário Adolfo Padilha, os objetivos do festival se baseiam em estimular e incentivar a prática da pesca esportiva, do caiaquismo, promover o lazer e a integração entre os amantes da pesca, além de educar enquanto à preservação ambiental, e divulgar o potencial espaço turístico que a cidade tem. 
“Por se tratar do primeiro evento, se tivermos de 35 a 40 participantes ficaremos muito felizes. Mas dentro da questão da não aglomeração, o local é amplo, então tem espaço suficiente para muita gente. Esperamos não só pescadores, amantes da pesca da cidade, mas que também possamos receber turistas da nossa região”, expõe Miguel Francisco, assessor da pasta de Turismo.
Aos pescadores, vale lembrar que o caiaque é de responsabilidade única e exclusiva do proprietário e/ou participante inscrito. “Todos devem estar vestindo colete salva-vidas durante toda a prova que será acompanhada por um árbitro oficial da comissão organizadora, com auxílio de fiscais. A prova terá início e encerramento após o sinal sonoro dado pelo árbitro”, destaca Miguel.

Detalhes do regulamento

Os pescadores poderão pescar com linha de diâmetro livre; mono ou multifilamento; carretilha ou molinetes qualquer tipo, iscas artificiais. E, qualquer um que for pego jogando lixo no lago ou na margem será automaticamente desclassificado.
O caiaqueiro, obrigatoriamente, deverá usar de meios (viveiros externos, puçá, cuidados no manuseio e outros) que mantenham vivos os peixes e em condição de soltura até a verificação e pontuação pelo fiscal.
Serão avaliados os maiores peixes. Em razão disso, cada pescador poderá fazer a medição de até três peixes, que terão o tamanho anotado na ficha de inscrição junto com a assinatura do fiscal.
Caso ocorra empate, o desempate será por idade, o pescador mais velho vence.
 
ATENÇÃO PARTICIPANTES, É PROIBIDO:
*Abandonar o caiaque ou o local da prova sem autorização;
*Abordar ou deixar-se abordar por outro participante ou embarcação, exceto embarcação da organização ou fiscalização;
*Jogar lixo nas águas e/ou margens do lago;
*Ingerir bebidas alcoólicas em excesso;
*Sair do caiaque para pescar;
*Utilizar aparelho detector de cardumes;
*Utilizar aparelhagem de som de alta potência;
*Uso de motores elétricos de propulsão e;
*Utilizar qualquer tipo de fogos de artifício no decorrer da prova, ficando comprovado seu uso, o participante será desclassificado.
 
PREMIAÇÃO
1º lugar – troféu e carretilha
2º lugar - troféu e camiseta de pesca
3º lugar - troféu e isca artificial

SERVIÇO
As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail maiara.turismopp@gmail.com, que deverá conter nome completo e telefone. Poderão ainda ser feitas presencialmente na loja de pesca e lazer Lambari, ou ainda no dia do evento a partir das 6h. Mais informações podem ser obtidas com o assessor de imprensa da Secretaria Municipal de Turismo, Miguel Francisco pelo (18) 99742-7655.

Arquivo

Evento será num dos pontos turísticos de Prudente, que precisa ser fomentado: o Balneário da Amizade

Publicidade

Veja também