A Secretaria Municipal de Educação e Esportes da Estância Turística de Presidente Epitácio realizou na última semana, no Ginásio de Esportes Beira Rio, a 1ª edição do Prêmio Aluno Destaque, evento criado com o objetivo de reconhecer, valorizar e celebrar o esforço, o compromisso e o talento dos estudantes da rede municipal de ensino, que se destacaram em iniciativas educacionais, como a plataforma Elefante Letrado, Olimpíada de Matemática e Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
A plataforma Elefante Letrado é uma ferramenta pedagógica que incentiva o hábito da leitura ao oferecer acesso a títulos adequados a cada fase escolar, acompanhados por atividades que desenvolvem compreensão textual e interpretação e influência leitora. Sua finalidade é formar leitores competentes e críticos, fortalecendo desde cedo habilidades essenciais para todo o percurso escolar.
O secretário de Educação e Esportes de Epitácio, Raphael Vilela, destacou a importância da plataforma para ampliar o acesso aos livros. “O Elefante Letrado desperta o prazer pela leitura, estimula a imaginação e contribui para o desenvolvimento da linguagem e da criatividade e da autonomia dos estudantes. Hoje celebramos aqueles que se destacaram por seu envolvimento e dedicação”.
A MS Florestal, parceira da iniciativa, forneceu o prêmio principal ao Aluno Destaque da plataforma Elefante Letrado, o estudante Eduardo Wesley, do 1º ano B, da professora Maiara Vezetiv, que levou para casa uma bicicleta. Os demais leitores destaques em suas instituições foram premiados com brindes fornecidos pelo comércio epitaciano.
Os melhores desempenhos nas Olimpíadas de Matemática foram celebrados com medalhas de ouro, prata e bronze. A avaliação representa uma das mais importantes iniciativas de incentivo ao raciocínio lógico e ao pensamento crítico. Sua finalidade é identificar jovens, talentos e estimular o gosto pela matemática e promover a melhoria do ensino por meio da competição saudável e da valorização dos estudos.
“A importância das Olimpíadas está no desenvolvimento de habilidades, com a resolução de problemas, capacidade de perseverar e demonstrar competências fundamentais para a vida acadêmica e profissional. Por isso, reconhecemos neste evento de premiação os alunos e os professores também”, disse o secretário de Educação e Esportes.
Os conhecimentos, habilidades e competências em português e matemática são diagnosticados por meio do Saeb. A avaliação tem a finalidade de oferecer um panorama da aprendizagem orientando estratégias de melhoria, de modo a garantir que o ensino avance, com qualidade. “A importância do Saeb está em permitir que gestores e professores planejem ações mais eficazes, tornando a escola um ambiente cada vez mais forte, eficiente e comprometido”.
A aluna Livia Yukari Miura Sampaio, da professora Idemee Solanis de Moraes Ambrósio; e Maria Eduarda de Mendonça Costa, da professora Beatriz Nascimento Soares Amorim, foram reconhecidas pelo desempenho e protagonismo nessa avaliação. Ambas receberam bicicletas fornecidas pela MS Florestal. Os demais alunos que foram destaque na avaliação em suas escolas e os professores foram contemplados com prêmios fornecidos pela Hora Certa.
Todos os alunos que foram destaque em 2025 foram premiados com livros e mimos. Para completar a festa, a organização realizou sorteios de prêmios patrocinados com o apoio do comércio epitaciano, como vale-compras da Acipe (Associação Comercial e Industrial de Presidente Epitácio) e cestas básicas.
SAIBA MAIS
O evento foi organizado pelo Núcleo Pedagógico, representado pelos supervisores de ensino, Odinei Inácio Teixeira e Nahiara Thatiana da Silva Benetti, pela articuladora regional da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo), Michela Hopka, articuladora municipal, Gislaine Senturion, professora do Núcleo Pedagógico, Andreia Sola Barreto Marcelino, orientadora do Polo Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) 301, Deise Souza; e pela professora Sirlene de Souza.