1ª presidente mulher

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 29/08/2023
Horário 04:12

Desde a sua criação nacional em junho de 1988, o PDSB estabeleceu e manteve sua representação em Presidente Prudente, por meio do deputado estadual Mauro Bragato. Nesses 35 anos, pela 1ª vez uma mulher assume a presidência local. 

HISTÓRICO E MILITÂNCIA
Na convenção realizada sábado (26), a socióloga e pedagoga Maria Aparecida Rodrigues foi eleita presidente à executiva municipal. Cidinha Rodrigues, como é mais conhecida, tem um rico histórico de atuação profissional e longa militância tucana. 

DISPUTA DA PREFEITURA
Em 2000, foi candidata a vice-prefeita pela coligação PT/PSDB/PVdoB, que teve como candidato a prefeito o economista, doutor em geografia, Everaldo Santos Melazzo, apoiado pelo então prefeito Bragato, de quem foi secretário municipal de Planejamento.

OS ELEITOS EM 2000
Aquela eleição foi vencida pelo professor, advogado e empresário Agripino de Oliveira Lima Filho (1931-2018), fundador da Unoeste, que teve como candidato a vice o engenheiro civil Jólio Martin. 

CANDIDATA À CÂMARA
Na eleição municipal seguinte, em 2004, Cidinha Rodrigues, disputou uma cadeira na Câmara Municipal e ficou como suplente. A socióloga pela Unesp e pedagoga pela Unoeste disputou as duas eleições pelo PSDB.

FOLHA DE SERVIÇOS
Servidora pública municipal e professora, tem vasta folha de serviços prestados à cidade, incluindo ter sido responsável pela implantação do Serviço de Colocação e Integração Social da Secretaria Municipal de Assistência Social de Presidente Prudente.

MULHER REFERÊNCIA 
Na lista dos eleitos para conduzir as ações do ninho tucano em Prudente, tem outra mulher de rico histórico, a pedagoga e mestre em educação Sônia Maria Pelegrini, que foi secretaria municipal de Educação de 2017 a 2020.  

UM RICO HISTÓRICO
Foi diretora da Faclepp (Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente); secretária adjunta da Educação municipal; e supervisora de Ensino no Sesi (Serviço Social da Indústria). Atua como professora na Unesp.

COMANDO DA CÂMARA
Sônia é a 1ª vogal e o 2º é Wilson Portella Rodrigues, bacharel em direito e pós-graduado em administração pública, entre outras formações; foi vereador em cinco legislaturas e duas vezes presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente.  

EX-PREFEITO 
Outra figura pública é o vice-presidente da nova diretoria executiva tucana, o ex-prefeito Nelson Roberto Bugalho, advogado e consultor ambiental, professor universitário e promotor de Justiça aposentado. 

COMANDO DA POLÍCIA
Formado pela Escola de Cadetes do Exército e pela Academia do Barro Branco, o coronel da reserva da Polícia Militar, Francisco Leopoldo Júnior, é o tesoureiro. Na gestão de Bugalho foi chefe de gabinete. Comandou a Polícia Militar na região.

ADVOGADO E VEREADORA
O secretário da nova executiva é o advogado Lucas Rocha Bragato, sobrinho do deputado Bragato. A líder do PSDB na Câmara continua sendo a única vereadora pelo partido, a assistente social Nathália Gonzaga da Santa Cruz.

Publicidade

Veja também