1ª Virada Preta em Prudente já tem programação definida

Atrações vão acontecer em dois locais diferentes, nos dias 19 e 20 deste mês, e a entrada será 1 kg de alimento não perecível para o Natal Sem Fome

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 13/11/2025
Horário 20:59
Foto: Cedida/Secult
Vencedores do edital participaram na manhã de quarta, de uma reunião para a definição do local das atrações
Vencedores do edital participaram na manhã de quarta, de uma reunião para a definição do local das atrações

A Secult (Secretaria Municipal de Cultura) de Presidente Prudente, em parceria com o Comir (Conselho Municipal de Igualdade Racial) e o Comuc (Conselho Municipal de Cultura), realiza nos dias 19 e 20 de novembro, a 1ª Virada Preta, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Os vencedores do edital participaram na manhã de ontem, de uma reunião para a definição do local das atrações.

O evento contará com seis atividades culturais selecionadas por meio de edital público. A programação começa na terça-feira, 19 de novembro, às 19h, no espaço Villa 018 Container (Av. Salim Farah Maluf, 213). À noite será dedicada ao samba, com show da Patota do Samba e convidados.

Para participar, é necessário retirar o ingresso antecipadamente mediante troca por um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Natal Sem Fome, promovido pelo Fundo Social de Prudente. As trocas podem ser realizadas no Centro Cultural Matarazzo (das 8h às 17h) e no Villa 018 (das 19h às 22h). O local foi escolhido pela comissão organizadora por ser o único espaço da cidade que mantém atividades regulares de samba e pagode, reforçando o elo da cidade com o ritmo.

Já no feriado do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a programação começa às 17h, no Centro Cultural Matarazzo, com apresentações de dança, música e manifestações da cultura afro-brasileira. Entre as atrações estão:

•    Espetáculo de dança “Castrano – Ainda Somos os Mesmos?”
•    Espetáculo teatral “Quando a Palavra Vira Comida”
•    Wakanda Afrodance – Revitalizando e Celebrando as Raízes da Dança Afro
•    Apresentações de Capoeira Angola do Sertão, Samba de Roda e Afro Reggae na Virada Preta.

“A Virada Preta é um marco para Presidente Prudente. É um momento de celebrar a arte, a resistência e o protagonismo da cultura afrodiaspórica”, destaca o secretário municipal de Cultura, Paulo Sanches.
 

 

Publicidade

Veja também