10 municípios da Nova Alta Paulista retrocedem para a fase vermelha

Cidades da região pertencentes à DRS-9, de Marília, estavam operando na faixa laranja da quarentena; DRS-11 continua com a maior restrição

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 19/06/2020
Horário 15:54
Divulgação - DRS-9, de Marília, estava na faixa laranja e recuou para a vermelha
Divulgação - DRS-9, de Marília, estava na faixa laranja e recuou para a vermelha

O governador João Doria (PSDB) apresentou hoje mais uma atualização semanal do painel de classificação de fases de retomada econômica do Plano São Paulo. Com base nos indicadores, que, segundo o Estado, são “preocupantes”, mais 10 municípios do oeste paulista, sendo eles da Nova Alta Paulista, retrocederam para a fase vermelha. Eles fazem parte da DRS-9 (Departamento Regional de Saúde), que tem como sede a cidade de Marília (SP). Já a DRS-11, regional de Presidente Prudente, continua com a maior restrição, mesmo com as reuniões realizadas ao longo dessa semana, que pediram a recolocação.

“Sempre que necessário, tomaremos medidas mais duras se assim for a referência do Comitê de Saúde. E avançaremos no Plano São Paulo se o comitê assim o referendar. Nenhuma decisão do plano de saúde do governo de São Paulo é tomada por impulso político, vontade do governador ou pressão empresarial, econômica ou política. Quem determina todas as ações é a saúde”, disse Doria durante coletiva de imprensa realizada hoje.

Desta forma, os 53 municípios que compõem a 10ª RA (Região Administrativa) do Estado, com cidades nas DRSs de Marília e Prudente, permanecem na fase vermelha até a próxima revisão, que ocorre em sete dias. Com isso, todo o comércio continua fechado, funcionando apenas em esquema de delivery e drive thru. Nesse ponto, apenas a indústria não essencial e a construção civil podem operar normalmente.

A reportagem tentou falar com a Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista), mas não conseguiu contato até o momento.

 

Comportamento da pandemia

Na média estadual dos últimos sete dias em relação ao período anterior, houve redução na taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva para Covid-19 de 69,1% para 66,5%, além de aumento na média de vagas por cem mil habitantes de 18,1 para 19,1, segundo informações do governo estadual. Também na comparação entre os registros estaduais da semana atual com a anterior, as médias de casos e internações na comparação à semana anterior tiveram queda de 10% e 1% respectivamente. Entretanto, a taxa semanal de mortes subiu 7% em relação ao mesmo período da última reclassificação.

“Quero continuar fazendo um apelo à população do estado de São Paulo para que fique em casa e respeite a quarentena. Volto a lembrar, estamos em um período de quarentena, a recomendação do governo é para que as pessoas permaneçam nas suas casas, exceto as que precisam sair. E, ao sair, usem máscaras, lavem constantemente as mãos e obedeçam ao distanciamento social de um metro e meio”, lembrou o governador.

 

Municípios da região que pertencem à DRS de Marília
Adamantina
Flórida Paulista
Inúbia Paulista
Lucélia
Mariápolis
Osvaldo Cruz
Pacaembu
Pracinha
Sagres
Salmourão

Publicidade

Veja também