Onze prefeitos da região de Presidente Prudente foram premiados, ontem, com o "Selo Prefeito Empreendedor" do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A homenagem é pelo reconhecimento das ações de apoio e incentivo que os gestores municipais proporcionam aos pequenos negócios e à cultura empreendedora. A cerimônia foi no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente.

Representantes de 11 municípios regionais premiados com o Selo Prefeito Empreendedor
Entre os premiados, a única representante feminina foi a prefeita Camila Nicácio de Lima (PR), de Euclides da Cunha Paulista. Os projetos da cidade avaliados foram em relação à agricultura familiar, realizado em conjunto com o Banco de Alimentos, e sobre a revitalização do balneário, que, inclusive, já recebeu recurso de R$ 700 mil do governo estadual. "Estamos seguindo corretamente a cartilha. São tantos municípios mais desenvolvidos e nós conseguimos apresentar projetos que vão ao encontro do empreendedorismo", diz.
Concorrendo na categoria Pequenos Negócios no Campo, Osvaldo Cruz também foi condecorada, tendo como representante o prefeito Edmar Mazucato (PSDB). Segundo ele, os trabalhos realizados com as feiras e a associação dos produtores do PAA (Programa de Agricultura de Alimentos) foram evidenciados. "Para a gestão, mostra que estamos no caminho certo de incentivo aos nossos pequenos empreendedores. Isso nos motiva a apoiá-los ainda mais", afirma.
Já Enio Magro (PSDB), prefeito de Narandiba, e a coordenadora de Agropecuária e Meio Ambiente, Tamires Lopes, 24, representaram o município, por meio do projeto Narandiba Mais Leite, que beneficia pequenos produtores de leite. Para ela, é uma ocasião "muito especial", pois esta atividade, iniciada há oito meses, oferece gratuitamente aos trabalhadores do campo toda manutenção de manejo do solo, veterinários que cuidam da saúde animal e testes de comprovação de produção. "Ele ainda dispõe de palestras, aulas de economia e agora recebemos um trator e uma forrageira novos para trabalharmos no campo. Temos que comemorar", pontua Lopes.
Categorias
De acordo com Eduardo Noronha Viana, gerente do Sebrae, no total, foram inscritos 335 projetos de 265 prefeituras, sendo que cada um poderia se inscrever em até duas categorias: Lei Geral Implementada, Compras Governamentais, Desburocratização, Pequenos Negócios no Campo, Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos, Novos Projetos e Melhor Projeto Estadual.
"Este prêmio foi instituído com a finalidade de mostrar a importância que o município dá às micro e pequenas empresas, independentemente de qual segmento. Ficamos felizes com a evolução da nossa região, que foi a que obteve o maior número de premiados, em todo o Estado", ressalta Viana.
PREMIADOS
Cidade Prefeito
Dracena José Antônio Pedretti (PR)
Euclides da Cunha Paulista Camila Nicácio de Lima (PR)
Junqueirópolis Hélio Furini (PSDB
Mariápolis Ismael Calori (PMDB)
Martinópolis Rondinelli Oliveira (DEM)
Narandiba Enio Magro (PSDB)
Osvaldo Cruz Edmar Mazucato (PSDB)
Pauliceia Waldemar Siqueira Ferreira (PV)
Pracinha Waldomiro Alves Filho (PDT)
Presidente Prudente Milton Carlos de Melo (PTB)
Teodoro Sampaio Ailton Cesar Herling (PSB)
Fonte: Sebrae