114° Sarau Solidário arrecada alimentos em prol da Cooperlix

Artistas da APE abordarão nesta edição o tema “Catraca” e os empecilhos de liberdade inseridos no cotidiano social

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 21/07/2018
Horário 07:40
 Cedidas / APE - Freixo faz o convite para quem queira além de apreciar arte contribuir com uma boa causa
 Cedidas / APE - Freixo faz o convite para quem queira além de apreciar arte contribuir com uma boa causa

Uma notícia boa para os amantes de literatura. Hoje às 19h30 a APE (Associação Prudentina dos Escritores) realizará no Auditório Sebastião Jorge Chammé, do Centro Cultural Matarazzo, de Presidente Prudente, mais uma edição, a 114ª, do Sarau Solidário. O marcante deste encontro será a doação dos alimentos recebidos como entrada, que serão repassados aos 90 cooperados da Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente) que tiveram o local de trabalho, de onde vem o sustento de suas famílias, destruído por um incêndio.

O tema “Catraca” promete abordar os impedimentos, pessoais e externos, inseridos no cotidiano. Segundo o presidente da APE, Carlos Francisco Freixo, embora realizem um sarau por mês, em cada edição o tema central é diferente e a escolha deste mês deu-se pela “liberdade ilusória” da qual pertencemos e nem nos damos conta.

“Apesar de sermos livres sempre existem ‘catracas’, empecilhos que dificultam a vida, a ideia é interferir nisso, superar as catracas diariamente. No entanto, apesar do tema ser escolhido previamente, com os últimos acontecimentos envolvendo a cooperativa resultou em uma coincidência de situações. Já fizemos saraus em prol de várias entidades, infelizmente agora os trabalhadores da Cooperlix estão passando justamente pela situação que nosso evento vai explorar: ‘o recomeço e superação’”, ressalta o presidente.

Freixo adianta que o sarau trará em torno de 15 autores com suas produções, questionamentos e reflexões como: “Você tem o direito de ir e vir. Mas já pagou a passagem, pagou os impostos impostos? As taxas taxadas? Como fará para ir? Como fará para vir? Como pagará pra ficar?”. Dentre os quais, a constante sensação de falta de coragem, impossibilidades e limitações invisíveis, no entanto, Patrícia Martins – Artista Plástica que participará com uma intervenção no Sarau – questiona: “O que te impede? O que impede de fazermos diferente? A mudança tem que começar em nós.

“Esperamos responder aos prudentinos que tirarem um tempo para prestigiar nosso evento. Queremos fazer as pessoas questionarem, pois a arte é isso, é a dúvida. Além disso, procurar uma superação é dever das nossas vidas diariamente”, acentua Freixo.

Participam desta edição: Celso Aguiar (cenário); Patrícia Martins (artes plásticas); Maurício D’S (fotografia); Felipe Farah, José Júlio Samogim, Cida Ajala, Rodrigo Campos (música); Ângela Afonso, Fábio Santana Luiz (teatro) e fomentando a literatura, os escritores da APE.

Publicidade

Veja também