1,2 mil litros de óleo de cozinha são coletados

PRUDENTE - Estevão Salomão

Data 24/07/2015
Horário 09:34
 

Com o objetivo de estimular o aproveitamento do óleo de fritura e também para a preservação do meio ambiente, o projeto Prol (Programa de Reciclagem do Óleo de Fritura), promovido pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo ), funciona desde 2009 em Presidente Prudente. Durante todo o ano passado, 1,2 mil litros foram coletados, por meio de depósitos em todas as unidades da companhia, e parcerias com condomínios e comércio da cidade.

O projeto recorre às empresas que utilizam grande quantidade de óleo diariamente, como restaurantes e bares, além de condomínios, e tem como objetivo principal o desvio da quantia arrecadada com o contato direto ao meio ambiente, assim como evitar problemas como entupimentos e constrangimentos estruturais. Medida aceita e recomendada pelo síndico do Condomínio Residencial Saint Paul, de Prudente, Jorge Dib Abrahão Junior. "Através de funis disponibilizados pela Sabesp, atendemos aqui no condomínio 160 residências, onde dessas, 70% contribuem semanalmente com a coleta. É uma atitude ambiental e sustentável muito positiva", afirma.

Ainda conforme Abrahão Junior, a iniciativa evitou problemas que antes eram constantes na parte de tubulação do condomínio. "Estamos utilizando esse método há 60 dias e já observamos uma melhora na estruturação. O óleo entupia as pias, e, para resolver, jogávamos soda, caracterizando dois prejuízos, à saúde e ao meio ambiente", relata.

Todas as unidades da Sabesp em Prudente estão aptas a receber as doações de óleo armazenado em garrafas pet. A empresa também coleta o óleo utilizado em alguns estabelecimentos, sendo que, por meio de parcerias, há pontos de coleta de óleo em dois condomínios: Saint Paul e Parque dos Pássaros. De acordo com a Assessoria de Imprensa da estatal, toda parceria é bem-vinda, tanto para divulgação do projeto, quanto para o aumento no número de doações.

Os 1,2 mil litros coletados no ano passado foram doados à Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis), onde o óleo então foi vendido para uma empresa que o transforma em biodiesel, gerando recursos para a cooperativa e dando destinação correta para o resíduo. Questionada sobre os números coletados neste ano, a assessoria não soube informar.

 

SERVIÇO

DOAÇÃO

Para doar o óleo de fritura já utilizado, basta armazená-lo em uma garrafa pet, e levá-lo para qualquer unidade da Sabesp de Prudente. Para estabelecer parceria, é necessário entrar em contato com a companhia pelo telefone 3904 –8000.

 
Publicidade

Veja também