14º GB treina Time de Intervenção Rápida com 26 bombeiros de todo o Estado em PP

Objetivo da atividade, que segue até esta quinta-feira, é preparar oficiais parar resgatar um bombeiro caso este se torne vítima em uma ocorrência de incêndio

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 22/05/2024
Horário 11:27
Foto: 14º GB
Efetivo está sendo treinado para caso de necessidade de fazer resgate com rapidez e eficácia
Efetivo está sendo treinado para caso de necessidade de fazer resgate com rapidez e eficácia

“Quem socorre quem está ali para socorrer?”. Pensando nas melhores atitudes, que possam prevenir e assessorar os oficiais que, porventura, possam se tornar vítimas em uma ocorrência de incêndio, o 14º GB (Grupamento de Bombeiros) ministra até esta quinta-feira, em Presidente Prudente, o Treinamento de Time de Intervenção Rápida, para 26 bombeiros de diferentes regiões do território paulista. “Pode parecer uma missão fácil, mas resgatar um companheiro de serviço em um incêndio pode se tornar uma missão impossível sem as devidas técnicas”, destaca o órgão.
“Referência nacional quando o assunto é excelência nos serviços prestados, visando salvar vidas, o meio ambiente, bem como o patrimônio, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo ainda não havia desenvolvido técnicas para resgatar um bombeiro caso este se tornasse vítima em uma ocorrência de incêndio”, explica o 14º GB. Pontua que a partir disso, o Departamento de Incêndio da Escola Superior de Bombeiros tem buscado conceitos, desenvolvido e aprimorado técnicas para que seja possível minimizar os riscos de tal situação ocorrer e, caso ocorra, que o efetivo esteja treinado para fazer o resgate com “extrema rapidez e eficácia”.
“É princípio básico do órgão que toda equipe, ao sair para atender qualquer ocorrência, todos deverão voltar juntos ao quartel e, posterior aos seus lares, e esta premissa faz-nos pensar sobre o risco que todo bombeiro corre ao estar de frente ao risco e situações adversas”, destaca o órgão. “Pensando nisso, é de se prever que existam atitudes, de forma ativa, para prevenir e assessorar àqueles bombeiros que possam estar precisando de ajuda, para isso a importância dessa doutrina ser implementada”, complementa o 14º GB.

Fotos: 14º GB

Publicidade

Veja também