15ª Mostra de Artes Cênicas começa quarta em Prudente

Programação gratuita traz 13 espetáculos, seis cenas curtas, quatro leituras dramáticas e oito atividades formativas; apresentações serão híbridas

VARIEDADES - CAIO GERVAZONI

Data 31/07/2021
Horário 09:05
Foto: Caio Oviedo
Um dos objetivos é promover a troca de experiências com os grupos convidados de outras regiões do Estado
Um dos objetivos é promover a troca de experiências com os grupos convidados de outras regiões do Estado

Ocorre entre os dias 4 e 10 de agosto, o segundo ato da 15ª Mostra de Artes Cênicas de Presidente Prudente e região. O evento, que se reinventa, cresce e amplia sua programação, é gratuito e contará com apresentações remotas e presenciais. Devido ao cenário de pandemia, um dos principais desafios da mostra é exercer o teatro como a arte do encontro a partir das telas de smartphones, tablets e computadores. Uma missão difícil já que, na maioria das apresentações, os olhares da plateia não estarão voltados presencialmente ao palco da forma tradicional.
O evento é idealizado pela Mênades e Sátiros Cia de Teatro e terá 13 espetáculos teatrais, seis cenas curtas, quatro leituras dramáticas e oito atividades formativas. A programação completa pode ser conferida por meio do site da companhia www.grupomenadesesatiros.com.br
O produtor cultural, Denilson Biguete, membro da Mênades & Sátiros Cia. de Teatro, fala sobre a importância de manter a realização de eventos teatrais neste cenário de pandemia. “A palavra de ordem hoje é resistir. Penso que a realização de um evento como este possibilita manter o teatro vivo, ainda que nesse novo formato online, o que para muitos não é teatro, mas essa discussão é bastante complexa. O que precisamos neste momento é continuar caminhando no sentido de nos fortalecermos a cada dia para a retomada”, relata. 

“A PALAVRA DE ORDEM HOJE É RESISTIR. PENSO QUE A REALIZAÇÃO DE UM EVENTO COMO ESTE POSSIBILITA MANTER O TEATRO VIVO, AINDA QUE NESSE NOVO FORMATO ONLINE”
Denilson Biguete

A mostra conta com o apoio do ProAc (Programa de Ação Cultural do Governo de São Paulo), Sesc Thermas, Secult (Secretaria Municipal de Cultura) de Presidente Prudente e Olho Nu Promoções. “Sem esses parceiros seria impossível realizar o projeto”, pontua Denilson. 

Produção teatral do oeste paulista

Um dos principais objetivos do evento é apresentar um mapa artístico da produção teatral do oeste paulista e, também, promover a troca de experiências com os grupos convidados de outras regiões do Estado de São Paulo que irão participar do evento. “O projeto busca aproximar os resultados e as experiências dos profissionais envolvidos na mostra, com o desejo de estabelecer proposições para o fortalecimento dos artistas locais e regionais, para que possam avançar em emancipação, protagonismo, sustentabilidade dos projetos, autonomia financeira e modos de produção”, explica Denilson. 
As performances remotas serão transmitidas pelo canal da Mênades& Sátiros Cia. de Teatro no YouTube. As apresentações presenciais serão exibidas no Espaço Laje do Centro Cultural Matarazzo e no Lar Santa Filomena, com somente 60% da capacidade total de público nos locais e tendo como base os protocolos sanitários do Plano São Paulo. O uso de máscaras é obrigatório.


 


 

Publicidade

Veja também