18ª Expodefic ocorre nos dias 5 e 6 de maio em PP

Feira ficará na Praça Nove de Julho e nove entidades assistenciais comercializarão diversos produtos artesanais feitos pelos assistidos

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 29/04/2016
Horário 09:08
 

Nos dias 5 e 6 de maio, quinta e sexta-feira, ocorre a primeira edição do semestre da 18ª Expodefic/Feidefic (Exposição e Feira de Trabalhos Artesanais da Pessoa com Deficiência), idealizada pela Secult (Secretaria Municipal de Cultura). Barracas serão montadas na Praça Nove de Julho, no calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei, no centro de Presidente Prudente, das 9h às 16h, mostrando que o lema do evento condiz com a realidade: "A arte comprova a capacidade",

No local, populares poderão conferir de perto vários itens artesanais produzidos e comercializados por pacientes/internos de nove entidades de apoio médico/assistencial e educacional da cidade, além de um expositor individual. Panos de prato, tapetes, quadros, bonecas, sabonetes, pesos de porta, artesanato em jornal, crochê, madeira, são alguns dos produtos à venda, e com preços acessíveis, a partir de R$ 1.

Jornal O Imparcial "Alinhavando Vínculos", da Associação de Peregrinação do Rosário

De acordo com a coordenadora da Expodefic, Sônia Aparecida Costa Vilela, a feira tem como objetivo mostrar para a sociedade que toda e qualquer pessoa, independente de algumas restrições, têm o seu valor e pode, de alguma forma, contribuir com e para a sociedade.

"É importante que as pessoas entendam que ‘deficiência’ não é ter limitações física, mental, mas sim não valorizar a capacidade de alguém, seja no âmbito pessoal, profissional ou artístico. Ficamos sempre felizes com os resultados, pois 90% das pessoas que passam pelo calçadão nesses dias sempre dão uma paradinha. E ainda que não comprem nada, só o fato de prestigiarem e elogiarem é gratificante!", exclama Sônia.

 

Resultado positivo

A Unipode (União das Pessoas com Deficiência) é uma das instituições assistenciais que apresentam parte de seus trabalhos realizados com seus alunos. Segundo a psicóloga da unidade, Célia Harumi Tarumoto, 43 anos, além disso, evidenciam a entidade, podem pensar na geração de renda com a venda dos produtos e principalmente na questão da autoestima dos atendidos.

"São eles que produzem cada peça. Então existe aquele sentimento de valia, pois produzem algo de valor. Cada ano oferecemos algo diferente, nesse estamos levando puff feitos de garrafas pet, tapetes de retalhos, porta-joias, peso de portas feitos de caixinha de leite, entre outros", ressalta a psicóloga.

O sentimento de valorização e a alegria também tomam conta das atendidas da Associação de Peregrinação do Rosário. Conforme a assistente social do local, Camila Alves de Oliveira, 27 anos, a feira é uma ação maravilhosa para todos os envolvidos na ação.

Segundo ela, serão expostos os trabalhos de 16 pacientes que fazem parte do projeto Artesanato Alinhavando Vínculos, que ocorre duas vezes por semana na entidade.

"Elas trabalham o patchwork, aplicam no guardanapo e depois passam o bico de crochê. Elas adoram e o dia da feira é uma alegria só. É bonito de se ver e emociona ver a reação delas", expõe a assitente social.

 

 

ENTIDADES PARTICIPANTES


- Ambulatório Regional de Saúde Mental;

- Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais);

- Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes;

- Associação Filantrópica de Proteção ao Cego;

- Associação de Peregrinação do Rosário;

- Carim - Associação de apoio ao paciente renal crônico;

- Hospital Allan Kardec;

- Núcleo Tterê de Trabalho e Realizações;

- Unipode (União das Pessoas com Deficiência) e

*Expositor individual: artista plástico Sérgio Campanharo

 
Publicidade

Veja também