19,1 mil alunos retornam do recesso hoje

Por sua vez, os 21.362 alunos das escolas estaduais terão um prazo maior e voltarão as aulas do segundo semestre apenas no dia 31 de julho

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 24/07/2019
Horário 04:39
Paulo Miguel - Ana Luíza aproveita as férias para o descanso e lazer
Paulo Miguel - Ana Luíza aproveita as férias para o descanso e lazer

O recesso escolar é um momento em que muitos estudantes descansam de um semestre de muito conhecimento. Por mais que sejam poucos dias ou semanas, o período é fundamental para o desenvolvimento de outras atividades, como o lazer ou mesmo estudar para a temida recuperação. No principal município da região, a Seduc (Secretaria Municipal de Educação) anuncia que os 19,1 mil estudantes que compõem o corpo discente devem retornar hoje para o segundo semestre de ensino.

Por sua vez, os 21.362 alunos das escolas estaduais, conforme dados informados pela Secretaria Estadual de Educação, terão um prazo maior. As aulas do segundo semestre começam no dia 31 de julho, de acordo com a resolução da secretaria. O cronograma garante o cumprimento dos 200 dias letivos, previstos na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), mas cada escola pode organizar de forma autônoma o próprio calendário pedagógico e de atividades.

Nas escolas particulares do município, aproximadamente 13 mil alunos ainda permanecem de férias, conforme relata o presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Presidente Prudente e Região, Antônio Batista Grosso. No entanto, ele esclarece que não é estabelecida uma data padrão para o início das férias em escolas da rede privada, visto que cada uma possui o seu próprio calendário escolar, entretanto, o período de recesso definido é de 30 dias a partir de julho.

Ensino superior

Nas principais instituições de ensino superior de Prudente, o retorno se dará através de cronograma letivo especial. Para tanto, em algumas unidades o prazo de matrícula se entenderá até o início das atividades semestrais. A assessoria de imprensa da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) informa que o período de recesso dos 18 mil alunos que compõem os sistemas de graduação e pós-graduação já está em efetividade. Na unidade citada, as férias se estendem até o dia 31 de julho, com retorno programado para 1º de agosto. Na Toledo Prudente Centro Universitário, por sua vez, cerca de 3,5 mil estudantes retornam no dia 5 de agosto. Já na Fapepe (Faculdade de Presidente Prudente)/Universidade Brasil, o retorno de aproximadamente 1,5 mil alunos será no dia 5 de agosto, bem como os 1,3 mil alunos da Fatec (Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente).

Na FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), em Prudente as férias de meio de ano seguem até quatro de agosto. Ao todo, 2.711 alunos continuam de recesso. Porém, a unidade reforça que a matrícula para o 2º semestre deverá ser realizada através do sistema on-line no período de 22 a 28 de julho.

Publicidade

Veja também