197 registra 330 denúncias no 1º semestre

Com isso, percebemos a importância da participação popular, sendo ela a principal ‘arma’ no combate aos delitos

PRUDENTE - Alana Pastorini

Data 12/09/2013
Horário 09:42
 

No primeiro semestre deste ano, o Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 8 (Deinter-8) registrou 330 denúncias por meio do 197, 119 a menos do que no mesmo período de 2012. As queixas de tráfico lideram a lista, com 230 atendimentos. Na sequência aparecem os jogos de azar, pirataria e contrabando, com 18 denúncias. Do total, 91,5% das observações correspondem a Presidente Prudente.

Jornal O Imparcial Com 230 registros, tráfico de drogas lidera ranking das denúncias registradas pelo 197
Qualquer revelação relacionada a crime pode ser realizada e, conforme o departamento, aproximadamente 10% acabam sendo procedentes. Já as demais, em razão de informações insubsistentes ou inverídicas tornam-se improcedentes ou não resultam em aproveitamento. "Ainda assim, toda revelação é registrada, protocolada e distribuída", ressalta.

Em terceiro lugar na lista, vêm os maus tratos contra crianças e mulheres. Nos cinco primeiros meses desse ano, foram 21 denúncias. Em 2012, agregando mais o mês de julho, foram 22 casos. A Deinter-8 ressalta ainda que além do sistema 197, a Secretaria de Segurança Pública disponibiliza outros canais de comunicação com a população, como o 181, 190 e Ouvidoria da Polícia, além do "disque 100" do governo federal.

Conforme a tabela, percebe se que houve redução nos número de homicídios e roubos, caindo de 30, em 2012, para 25 este ano. "Registre-se que a participação da população denunciando é de suma importância, além de dever cívico conforme previsto na Constituição Federal", finaliza.


Contribuição cidadã

O presidente do Conselho de Segurança Comunitária do Centro (Conseg-Centro), de Prudente, Túlio Barriguela, avalia o serviço como uma importante ferramenta de prevenção criminal para a população. "A sociedade é a voz e os olhos do povo, sendo capaz de proporcionar grandes mudanças. A polícia faz seu papel, mas o cidadão precisa cooperar, ajudando a diminuir a criminalidade, por meio das denúncias", expõe. Afirma que ao omitir algum fato criminoso, a pessoa contribui com a falta de segurança, para ela e sua família. Barriguela contabiliza ainda que perante a polícia, 90% dos crimes são registrados por intermédio de denúncias. "Com isso, percebemos a importância da participação popular, sendo ela a principal ‘arma’ no combate aos delitos", exalta.

"Não há porque ter receio em denunciar. Tudo é sigiloso e caso a fonte queira efetuar a identificação, sua identidade será perfeitamente resguardada. Ao denunciar, o cidadão está cooperando para uma sociedade mais segura", avalia o delegado assistente da Seccional de Prudente, Marcelo Quevedo Minari. Relata ainda que todos os atendimentos passam por filtragens, para averiguação da procedência da denúncia, mas garante que todos são checa

Publicidade

Veja também