2.010 reeducandos prestam Enem na região

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 10/12/2016
Horário 10:44
 

 

Entre os dias 13 e 14 de dezembro, reeducandos e menores infratores de todo o Estado de São Paulo farão o Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade). Só no sistema prisional paulista, serão 15.855 pessoas presas que farão as provas em 155 presídios, quantia que equivale a 93,37% do total de unidades prisionais do Estado. Na região de Presidente Prudente, 18 unidades prisionais aplicarão as provas, para um total de 2.010 reeducandos.

Além de Prudente, o exame será aplicado em unidades prisionais dos municípios de Dracena, Flórida Paulista, Irapuru, Junqueirópolis, Lucélia, Marabá Paulista, Martinópolis, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Pracinha, Presidente Bernardes, Presidente Venceslau e Tupi Paulista.

Assim como a prova convencional, realizada no início de novembro, o Enem PPL é feito pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). São exigidos os mesmos conteúdos do exame feito para as pessoas que estão em liberdade. A diferença é o local da aplicação da prova, que neste caso é realizada nas unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional de cada unidade federativa do Brasil.

De acordo com informações da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), o exame poderá servir para obter o certificado de conclusão do ensino médio em cursos de EJA (Educação de Jovens e Adultos), o antigo supletivo, além de os participantes poderem concorrer a uma vaga de curso de ensino superior pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou Prouni (Programa Universidade para Todos).

 

Preparação

Para a preparação deste ano, a maioria das unidades prisionais participantes organizou grupos de estudo coordenados por monitores da Funap (Fundação Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel) e por professores das escolas vinculadas. Atualmente, mais de 32 mil presos estudam entre o ensino formal e não formal, em cursos profissionalizantes, extracurriculares e atividades complementares em todo o Estado.

 

Com Assessoria de Imprensa da SAP

 

 

Unidades onde haverá Enem PPL 2016 na região

















































































Unidades Prisionais Número de presos
Pen. "ASP Adriano Ap. de Pieri" de Dracena

74


Penitenciária de Flórida Paulista

143


Penitenciária de Irapuru

87


Penitenciária de Junqueirópolis

162


Penitenciária de Lucélia

140


Pen. "João Augustinho Panucci" de Marabá Paulista

112


Pen. "Tacyan M.de Lucena" de Martinópolis

154


Penitenciária de Osvaldo Cruz

120


Penitenciária de Pacaembu

159


Penitenciária de Pracinha

150


Pen. "Silvio Yoshihiko Hinohara" de Bernardes

79


Pen. "Wellington Rodrigo Segura" de Prudente

144


Pen. "Zwinglio Ferreira" de Venceslau

50


Penitenciária de Tupi Paulista

90


CRP "Dr. José Ismael Pedrosa" de Bernardes

23


CR "ASP Glaucio Reinaldo Mendes Pereira" de Prudente

51


Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu

68


Penitenciária Feminina de Tupi Paulista

204


Publicidade

Veja também